Comunicado 016-18: CIAs Seminários e EBD para CIAs – Mês de Março de 2018

IGREJA CRISTÃ MARANATA

Vila Velha/ES, 14 de fevereiro de 2018

CIRCULAR
N.º 016/18

CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES

SEMINÁRIOS E EBD PARA CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E

ADOLESCENTES – MÊS DE MARÇO DE 2018

    Comunicamos às igrejas e pastores as orientações para as Escolas Bíblicas Dominicais e Seminários das Crianças, Intermediários e Adolescentes, no mês de março de 2018.

    O tema do mês é: “Certamente Cedo Venho”.

    Texto básico: “E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” Ap 22:6

    As aulas têm como objetivo ensinar as nossas crianças, intermediários e adolescentes a estarem preparadas para o arrebatamento da igreja, pois vivemos o Tempo do Breve. Jesus em breve voltará para buscar a Sua igreja fiel.

    Dia
    Assunto
    Texto Fundamental
    04/03
    A Obra Criadora e as Quatro Medidas
    Gn 1:1
    11/03
    A Obra Redentora e a Quinta Medida
    I Jo 1:7
    18/03
    O Evangelho Eterno
    Ap 14:6
    25/03
    O Tempo do Breve
    Ap 22:6

    Comunicamos, ainda, que todos os professores deverão baixar as aulas de março no site, vez que as aulas sofreram atualizações.

    O material completo de março está disponível através do link: http://sites.institutoicm.org.br/cias/.

    O material didático disponibilizado não diminui a necessidade de preparo espiritual de cada professor para a transmissão do ensino. A instrumentalidade dos professores é fundamental na realização deste nobre trabalho. Portanto, se faz necessário o uso constante dos recursos da graça (jejum, oração, madrugada, leitura da Palavra, alcance da revelação através do corpo, etc.). Precisamos da graça do Senhor, da presença do Espírito Santo para transmitirmos o ensino! “Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.” Êx 33:14

    Nos meses de março e agosto ocorrem as promoções das classes. Todas as orientações sobre as promoções de classes se encontram na Apostila de Orientações para o Trabalho, bem como na aba Perguntas e Respostas, ambos disponíveis no site.

    Quanto à organização dos eventos de seminários, seguem abaixo algumas orientações:

    1. Data, local e horário do Evento: Os seminários deverão ser realizados, preferencialmente, nos Maanains. Deverão ser realizados dentro do mês de março, de preferência, no sábado ou domingo, em data e horário a serem definidos pela Coordenação ou pastor local.
    Evitar realizar os encontros aos sábados e aos domingos pela manhã. Os seminários poderão ser realizados em mais de um final de semana. Exemplo: Sábado à tarde – crianças; domingo à tarde – intermediários; e no outro final de semana, adolescentes. Os horários dos seminários não devem coincidir com os horários dos cultos, uma vez que é um momento reservados especialmente para as crianças, intermediários e adolescentes.
    Nas regiões onde não for possível a utilização do Maanaim, sugere-se que seja escolhida a igreja mais central do polo ou área, com o objetivo de diminuir os deslocamentos e facilitar o acesso aos visitantes, observando-se todos os cuidados relativos à segurança.

    2. Convidados: O seminário está aberto aos visitantes. Assim, as crianças, intermediários, adolescentes, bem como toda a igreja, deverão ser orientados a levarem seus convidados.

    3. Autorização dos pais: Se houver necessidade de deslocamento de crianças, intermediários e adolescentes, deverá ser providenciada a devida autorização dos pais ou responsáveis, quando necessário.

    4. Identificação: Todas as crianças deverão usar crachá contendo as seguintes informações: nome completo, igreja a que pertence, nome do pastor, telefone de contato.

    5. Recepção dos participantes: É importante que o grupo de professores se organize para recepcionar todas as crianças, intermediários e adolescentes, dando-lhes as boas vindas e direcionando-os aos locais que irão se assentar. Eles devem sentir o cuidado e amor da igreja para com eles todos os dias, mas principalmente no dia do seminário.

    6. Onde Sentam os Professores: Os professores se assentarão no meio das fileiras, como nas igrejas. Nos Maanains, também deverá haver professores em cada extremidade das fileiras.

    7. Abertura e encerramento: A abertura do seminário será feita por um pastor, que dará a todos a palavra de “BOAS VINDAS”. Após, será feito o clamor pelo sangue de Jesus e imposição de mãos. A seguir, o pastor passará a palavra para a professora que conduzirá o louvor.
    Ao término de cada aula, o pastor assumirá novamente o púlpito. Os dons serão entregues ao final do seminário, quando do encerramento.
    No encerramento do seminário, o pastor, dará uma palavra de encorajamento e esclarecimento, orientando as crianças, intermediários e adolescentes, que mais uma vez ou pela primeira vez fizeram sua decisão pelo Senhor. Uma professora levantará a mão e obreiros darão atenção à criança, orando por ela, como é feito nas igrejas.

    8. Assistência: Após o encerramento, se processará a assistência, com oração por aqueles que necessitarem. Diáconos e obreiros devem ser convocados para a assistência. Deve-se anotar o endereço daqueles visitantes que pediram oração, caso queiram uma visita. Lembramos que a assistência deve continuar após os seminários.

    9. Aulas a serem ministradas: As aulas dos seminários serão as seguintes:

    1ª Aula: A OBRA REDENTORA E A QUINTA MEDIDA – conforme passo-a-passo disponibilizado no site;
    2ª Aula: O TEMPO DO BREVE – conforme passo-a-passo disponibilizado no site.

    Haverá um intervalo para lanche entre a primeira e segunda aula.

    10. Escolha das Professoras: As aulas e os períodos de louvor dos seminários serão ministrados por professoras das classes da Escola Bíblica Dominical, a serem definidas pela coordenação regional, mediante consulta ao Senhor. O critério adotado é uma vida de testemunho e capacidade de transmissão da mensagem para um grupo maior de crianças e adolescentes. As professoras também devem possuir uma linguagem e didática adequadas para as respectivas classes.

    11. As professoras que serão usadas: As professoras que serão usadas nos seminários, para estarem à frente da igreja, seja no louvor, palavra ou gestos, devem estar atentas quanto aos trajes, evitando, ainda, usar maquiagens fortes, bijuterias (brincos, pulseiras, anéis) grandes, reluzentes e que façam barulho, bem como tudo que possa tirar a atenção das classes e visitantes.
    As professoras não devem ser o foco da atenção, e sim o ensino que está sendo trazido. Portanto, devem se apresentar de maneira discreta, buscando comunhão e a graça do Senhor.

    12. O período de louvor: A professora que fará o período de louvor dos seminários de crianças e intermediários, poderá contar com o auxílio de até duas professoras para fazerem gestos juntamente com elas. Elas devem se posicionar uma de cada lado, com o fim de facilitar a visualização por parte das crianças e intermediários.
    Nenhuma professora deve segurar apostilas ou qualquer outro material de apoio, uma vez que os gestos deverão ser ensaiados com antecedência. Foram disponibilizados gestos em gravuras e vídeos dos gestos dos louvores junto com o material de março.
    Nos períodos de louvor dos seminários de adolescentes, as professoras não deverão fazer gestos, pois os adolescentes normalmente se sentem constrangidos e se identificam mais com a classe de jovens. Lembrando, ainda que haverá muitos adolescentes visitantes que também poderão se sentir constrangidos em fazer gestos.

    13. As aulas e tempo de duração: As professoras que forem ministrar as aulas deverão estudar atentamente o passo-a-passo que se encontra disponibilizado no site, explorando as imagens colocadas em cada slide. O passo-a-passo serve para nortear as professoras. As aulas devem ser ministradas pelas professoras, sendo desnecessário portar qualquer folha diante da classe.
    A professora que for ministrar a aula deve procurar não deverá exceder o tempo de 20 minutos para a sua ministração. Lembrando que as classes de crianças e intermediários perdem a atenção rapidamente.

    14. O material didático: Os slides das aulas e dos períodos de louvor dos seminários não devem ser utilizados antes dos encontros, seja na projeção no momento dos cultos, seja para ensaios com as classes. Após os seminários, os slides poderão ser utilizados normalmente. Lembramos que esse material é uma “surpresa” para as classes e convidados.
    Os slides devem ser verificados com antecedência, a fim de constatar se todas telas são exibidas sem travamentos e as animações e sons estão funcionando corretamente. Verificar, ainda, se a configuração das frases e imagens estão corretas, uma vez que algumas versões de Office podem alterar a configuração das fontes. Caso as frases estejam desconfiguradas, deverá ser providenciada a configuração prévia dos slides ou trocado o computador para um que tenha a versão que não apresente diferenças na apresentação dos slides. O som colocado na mensagem é compatível com a versão de Office 2010 em diante.
    Não se deve retirar, incluir, modificar nenhum slide das aulas, uma vez que todas as imagens dos slides foram selecionadas e avaliadas pela Comissão de Fé e Ética.

    15. Ornamentação de templos: Os nossos templos já possuem a ornamentação orientada pelo Espirito Santo, a saber, o arranjo elaborado pelas senhoras. As professoras não devem ornamentar os templos com balões, trombetas ou com qualquer outro tipo de enfeites. Vamos lembrar que as crianças não podem perder a referência de que estão entrando na Casa de Deus, que é Casa de Oração. “… A minha casa será chamada casa de oração;…” Mt 21:13b. “A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” Pv 10:22 6.

    16. Cuidados Especiais: Lembramos a necessidade das crianças/adolescentes se alimentarem em suas casas antes de virem para o encontro. Não há jejum para eles.
    Não deverão participar do evento crianças/adolescentes enfermos (com febre, vômito, diarreia, nem com doenças contagiosas como conjuntivite, sarampo, catapora, caxumba).

    17. Contagem dos participantes: É importante a contagem dos visitantes e demais participantes do seminário, para fins estatísticos. Os irmãos deverão montar uma estrutura que permita fazer essa contagem com exatidão.
    O levantamento estatístico será efetuado no site http://sites.institutoicm.org.br/cias/, pelo secretário da região/polo, que tenha sido previamente cadastrado através das comissões regionais de crianças, o qual terá acesso à página de levantamento estatístico. Os secretários de região/polo que ainda não possuem cadastro cadastramento no site, devem efetuar a solicitação por meio site http://sites.institutoicm.org.br/cias/, através da aba COMISSÕES REGIONAIS. Os dados devem ser encaminhados até a última semana de abril.

    18. Apoio: Deverá haver equipes de apoio para conduzir as crianças, intermediários e adolescentes aos banheiros, antes do início e depois das aulas. Deve ser evitado levar crianças, muito menos adolescentes durante as aulas, uma vez que é ensino da Obra que as crianças e adolescentes não saiam durante os cultos. Uma criança pode chegar a ter uma necessidade importante imprevista. A professora se certificará da situação, chamará uma jovem da equipe de apoio, que levará a menina. Se for menino, um jovem o levará.

    19. Experiências: Cada região deverá encaminhar as experiências ocorridas no mês de março e nos seminários, incluindo fotos e vídeos dos eventos. O material deverá ser encaminhado para o site, na aba FALE CONOSCO.

    20. Culto Especial: Ao final do mês de março, haverá o encerramento do mês, com o culto especial, que será ministrado por um pastor. Será disponibilizada uma sugestão de mensagem com slides para este culto.

    21. Dúvidas: As dúvidas ou necessidades de esclarecimentos adicionais poderão ser encaminhadas para o e-mail comissaodedoutrina@presbiterio.org.br.

A Paz do Senhor Jesus!

Comissão de Doutrina, Fé e Ética

    Presbitério Espírito Santense – Rua Torquato Laranja, Nº 90, Centro
    CEP.: 29100-370 – Vila Velha – Espírito Santo – Brasil – Telefone (27) 3320-3300

 

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