Escola Bíblica Dominical 12/08/2012

ESTUDOS DA SEMANA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ASSUNTO: Doutrina vivida pela Igreja
TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 25:14-30 / Lucas 16:1-2
TEMA: Mordomia – Salvação
Com base nos textos de Mateus 25:14 e Lucas 16:2, comentar o sentido Profético do tema nas seguintes expressões:

    1. “…entregou-lhes os seus bens…”
    2. “…presta contas da tua mordomia…”


SIGNIFICADO BÍBLICO DE MORDOMIA
MORDOMIA

    • Administrar aquilo que lhe foi confiado

MORDOMO

    • Administrador de bens alheios

Sentido Profético de Mordomia – Salvação, “…entregou-lhes os seus bens…”
“…servo bom e fiel…”
“…mau e negligente servo…”
Sentido Profético de Mordomia – Salvação, – “…presta contas da tua mordomia…”

    •MORDOMO FIEL: Granjear talentos
    •MORDOMO INFIEL: Enterrar talentos

SUGESTÕES DE MENSAGEM
1. O AMOR DO SENHOR PELO MORDOMO FIEL – Malaquias 1:2-3. “Amei a Jacó e aborreci a Esaú”. Qual foi a situação de Jacó e Esaú? Jacó valorizou a bênção enquanto Esaú menosprezou a bênção.
“Amei a Jacó”

    – QUEM AMOU? O PAI, que é o dono de tudo.
    – QUEM FOI ALVO DESSE AMOR? JACÓ, o mordomo: aquele que buscou a bênção desde o ventre, pois nasceu com a mão agarrada ao calcanhar do primogênito. Aquele que deu o material, um prato de lentilha em troca do espiritual, a benção da primogenitura. Aquele que lutou por essa benção no vau de Jaboque, recebendo o nome de Israel, ou seja, vencedor. Aquele que zelou pela benção indo para a terra da sua parentela por ordem dos pais e prosperou ali.
    Esaú, por ser o primogênito, era merecedor, mas menosprezou a bênção.
    Observação: NÃO PRECISA FALAR EM ESAÚ.

2. MENSAGEM PARA O CULTO À NOITE – O MORDOMO FIEL: o exemplo do Senhor Jesus. Marcos 10:45 – “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.

    Quem é o DONO? O PAI, o possuidor de todos os bens.
    Quem é o MORDOMO? JESUS, O FILHO DO HOMEM: Jesus, o mordomo fiel. Sua fidelidade consistiu em nos dar a sua vida para nos resgatar da morte. Essa vida que ele nos deu é o seu Espírito Santo.

A MORDOMIA: está relacionada ao ESPÍRITO SANTO: que foi enviado pelo Senhor Jesus como o BEM que nos ele deu. Assim o Senhor Jesus, através do seu Espírito Santo está sempre servindo à igreja, através das Suas maravilhosas operações.
O Senhor nos serve todos os dias o alimento das suas bênçãos, através da presença do Espírito Santo conosco todos os dias, pois ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
A exemplo do Senhor Jesus, a verdadeira mordomia nós exercemos através de uma instrumentalidade na salvação que busca servir e, não, ser servido.
3. MENSAGEM PARA UM PONTO DE PREGAÇÃO
A PRESTAÇÃO DE CONTAS: Apocalipse 3:11 – “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
Eis que venho: quem fala isso é o DONO, aquele que partiu para a terra distante, mas um dia voltará para fazer o acerto de contas.
Sem demora: o acerto de contas
Existe uma hora marcada para a prestação de contas. É sem demora, pois o Senhor Jesus virá em breve. É necessário o cuidado com o presente que nos foi dado, a nossa salvação, para ele não ser roubado.
Se você não cuidar, outro vai receber a bênção no seu lugar. Cuide bem da bênção, porque Jacó recebeu a bênção em lugar de Esaú.
Guarda o que tens: isso é mordomia, é salvação
E esses bens que agora temos são: a salvação pela graça e todos os benefícios nela contidos: o batismo com E.S, os dons espirituais, os ministérios, os meios de graça, os serviços, a palavra revelada, sacerdócio do crente, entre tantos outros. Bens que não são nossos, mas o Senhor que é rico em misericórdia nos deu pela sua Graça.
A coroa: a recompensa: “Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.- Mateus 25:21.
A responsabilidade na prestação de contas. A salvação é um bem do qual eu terei que prestar contas, pois haverá um ajuste de contas, ou seja, uma cobrança. “Como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?” Heb 2:3 – “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Rm 14:12
4. UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EBD
COMO OPERAR A SALVACAO – “(…), Operai a vossa salvação com temor e tremor.” Fp 2:12
Mordomia que exercemos diante do Senhor: a nossa salvação. Um projeto de Deus para resgate de nossa alma.
O que é operar? – Operar é mesmo que:

    Cuidar: com zelo, como se cuida de uma coisa de grande valor estimativo. Por que cuidar? Porque a salvação não é nossa, mas foi-nos dada sem merecermos.
    Dar conta: “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rom. 14:12) com relação à sua própria salvação. A responsabilidade é individual. Somos mordomos dessa salvação e não donos dela para fazermos dela o que quisermos.
    Desenvolver: é valorizar a salvação. Crescimento espiritual. Salvação dinâmica. É caminhar sempre com Jesus.
Top