Estudo Bíblico para Senhoras -10/07/2013

ESTUDOS BIBLICOS PARA SENHORAS – 10/julho/2013
     – ASSUNTO: SALVAÇÃO PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS
     – TEXTO FUNDAMENTAL: EFÉSIOS 2:8-9

ATIVIDADES
1.     Falar sobre a salvação pela graça do Senhor Jesus na experiência da mulher pecadora, conforme Lucas 7:36-50.

2.     Fazer a aplicação profética.

LEITURA DO TEXTO: – Efésios 2:8-9 – (JFA-ERC-1995)

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós;
é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

OU

LEITURA DO TEXTO: – Lucas 7:50 – (JFA-ERC-1995)

“E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz”

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTAS:
     1.     A sugestão a seguir servirá para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.
     2.     Recomendamos que seja lida toda a passagem bíblica do assunto sugerido;
     3.     É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja ou das irmãs.

INTRODUÇÃO
SALVAÇÃO PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS
A salvação pela graça do Senhor Jesus se dá na vida da igreja como um ato da misericórdia de Deus, na forma de uma dádiva gratuita, conforme descrito pelo apóstolo Paulo, na carta aos Efésios no capitulo 2, versos 8 e 9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

A SALVAÇÃO PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS NA EXPERIÊNCIA DA MULHER PECADORA, CONFORME LUCAS 7:36-50.

1.     A graça do Senhor Jesus se manifesta na vida da mulher pecadora, conforme a passagem de Lucas 7:36-50, dentro do mais perfeito significado bíblico da palavra graça, que é: FAVOR NÃO MERECIDO. Ela não merecia nem mesmo entrar naquele recinto ou assentar-se àquela mesa, pois não havia lugar reservado para ela naquela ceia. Todavia em todo momento ali, a graça do Senhor Jesus ofereceu àquela mulher um lugar aos Seus pés para ela depositar ali o seu pranto acompanhado da gratidão do seu coração.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
Nós também não somos dignos ou merecedores de nos assentarmos à mesa com o Senhor Jesus, mas quando nos chegamos a Ele com as lágrimas que traduzem o nosso pranto, ele sempre nos reserva um lugar aos seus pés, tão somente pela Sua graça.

2.     Na visão daquele que se justifica pelas obras, conforme descreve o verso 39, a condição de pecadora daquela mulher já estava determinada, porém, na visão daquele que é o Dom de Deus, ali estava alguém que precisava de mais perdão, pois reconhecia ser mais devedora e por isso confessava a Jesus a sua dívida, amando-O mais do que todos os que estavam assentados àquela mesa.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
Quanto mais nos achegamos a Jesus na condição de devedores, mais a Sua graça nos garante o preço da salvação, pois foi Ele quem pagou esse preço. É assim que manifestamos a Ele que O amamos mais.

3.     Estar por detrás do Senhor, aos seus pés e chorando (vs. 38) era a demonstração de que ela dependia totalmente da graça do Senhor Jesus. O Senhor recebeu bem estes gestos daquela mulher, porque vai se referir a eles nos versos 44 a 46.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
É aos pés do Senhor que manifestamos nossa total dependencia da Sua graça salvadora. As lágrimas traduzem as nossas aflições e lutas que levamos aos Seus pés nas nossas orações. Os cabelos falam dos nossos pensamentos e das preocupações da nossa mente colocados aos pés de Jesus. Beijar os seus pés é a manifestação da nossa total confiança no Senhor quando, com os nossos lábios expressamos as palavras que saem do nosso coração e são depositadas aos pés do Senhor. O unguento está relacionado à ação do Espirito Santo em nós, levando-nos a lançar aos pés do Senhor Jesus toda a nossa esperança, confiados nos Seus merecimentos.

4.     QUEM É ESTE? É a pergunta do verso 49, feita por aqueles que se justificavam pelas obras. Não conheciam Jesus como o Dom de Deus e por isso não conheciam a graça. Mas para aquela que O conhecia como o Dom de Deus, a resposta foi: a tua fé te salvou, vai-te em paz.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
Vivemos da graça de Deus que nos é manifestada pela salvação no Senhor Jesus e O conhecemos muito bem, pois “não tendo com que pagar”, ele saldou a nossa dívida, perdoando os nossos pecados. Agora, por meio da fé, nos apropriamos dessa graça salvadora e vivemos em paz.

Top
Leia o post anterior:
Comunicado: Transmissão Via Satélite – 01/07/2013 às 19h50

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE Vila Velha, 01 de julho de 2013 CIRCULAR N.º 084/13 TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE...

Fechar