Posted in

Estudo Bíblico para Senhoras 12/06/2013

ESTUDOS BIBLICOS PARA SENHORAS – 12/junho/13
– ASSUNTO: O advogado junto ao Pai
– TEXTO FUNDAMENTAL: I João 2:1

ATIVIDADE:
Falar sobre uma experiência da igreja apostólica com o Senhor Jesus, como o advogado junto ao Pai e a aplicação profética.

LEITURA DO TEXTO: – I João 2:1 – (JFA-ERC-1995)
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTAS:
1. As informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.
2. A mensagem pode ser baseada numa passagem do Novo Testamento, além das duas sugeridas a seguir, para aplicar a condição do Senhor Jesus como o nosso advogado junto ao Pai. Pode ser feita a leitura do texto da passagem escolhida.
3. É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja.

INTRODUÇÃO

A palavra ADVOGADO, na citação de I João 2:1, trata-se do mesmo nome aplicado à palavra CONSOLADOR, usada em João 14:16, cujo original na língua grega PARÁCLETO, significa CHAMADO PARA ESTAR AO NOSSO LADO.
O Senhor Jesus é, portanto, esse justo defensor, junto ao Pai, enviado para estar ao nosso lado fazendo a nossa defesa. João nos apresenta aqui o Senhor Jesus como o advogado dos filhos de Deus.
O advogado é aquele que chama para si o ato de falar por alguém perante outro. É o legítimo intercessor entre aquele que está sendo julgado e o juiz.
Aquele que necessita de defesa é o que está sendo acusado de alguma coisa e não tem condições de providenciar sua justificação com seus recursos em seu próprio favor, mas ele necessita de alguém que o faça em seu nome.
“Meus filhinhos”: é a expressão da fragilidade dos indefesos, mas esses indefesos têm um “Dono”, por isso o pronome possessivo “meus”.

Esta mensagem fala sobre a benção da presença do Senhor Jesus na vida da igreja, revelado pelo Espírito Santo como aquele que nos justifica diante do Pai. A expressão: “um advogado junto ao Pai”, é porque o Senhor Jesus, para garantir a nossa defesa contra a acusação do pecado está assentado à direita do Pai, advogando a nossa causa. Romanos 8:34 – “…Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.
Na qualidade de “advogado”, o Senhor Jesus é o único que tem legitimidade para nos defender, porque o texto O chama de “Jesus Cristo, o justo”. Por que “o Justo”? Porque Jesus é o único que não esteve sujeito ao pecado e, por isso, venceu o pecado, pois Ele não pecou.
Portanto não se trata de alguém contratado pelos homens para ser o nosso defensor e tirar de sobre nós o peso da acusação do pecado, pois esse defensor é o Senhor Jesus, conforme Romanos 6:23 – “O salário do pecado é a morte, mas o DOM GRATUITO DE DEUS é a vida eterna em CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR”.

EXPERIENCIA DA IGREJA APOSTÓLICA COM O SENHOR JESUS COMO O NOSSO ADVOGADO JUNTO AO PAI:

1. AS PERSEGUIÇÕES DE SAULO – ATOS 9:4 “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”
No texto lido, o Senhor Jesus se põe como o advogado da igreja em Damasco, defendendo-a contra as perseguições de Saulo de Tarso a mando dos religiosos. “Por que me persegues?” era o Senhor se colocando no lugar da igreja que Saulo perseguia, pois era como se estivesse perseguindo o próprio Senhor. Ele assumiu o lugar da igreja, sentindo nEle próprio a dor da perseguição contra a Sua igreja.
APLICAÇÃO PROFÉTICA: Assim é hoje para nós quando somos perseguidos, injuriados e incompreendidos, sabemos que o Senhor vem também em nossa defesa, sentindo a nossa própria dor, colocando-se em nosso lugar.

2. A DEFESA DE PAULO – II TIMÓTEO 4:16 – “(…) minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. (…). (17) Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, (…); e fiquei livre da boca do leão. (18) E o Senhor me livrará de toda má obra e guardar-me-á para o seu Reino celestial; (…)”
O Senhor Jesus se põe como o único advogado de Paulo na sua primeira defesa, pois ninguém se apresentou para defendê-lo. Mas o Senhor o assistiu, fortaleceu e livrou.
APLICAÇÃO PROFÉTICA: A nossa primeira defesa é contra a acusação do pecado e ninguém é capaz de fazê-la por nós, senão somente o Senhor Jesus, pois Ele é o nosso único Salvador. Ele nos assiste e nos fortalece, através do Seu Espírito Santo. Ele nos livra da boca do leão, pois é Ele quem nos liberta (isenta) da condenação do pecado. Ele nos livra da má obra, que é a obra da carne e do pecado e nos guarda (preserva) para o “seu Reino celestial”, que é a vida eterna.