Estudo Bíblico para Senhoras – 17/07/2013

            – ASSUNTO: SALVAÇÃO PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS
            – TEXTO FUNDAMENTAL: EFÉSIOS 2:8-9
                                                                                              
ATIVIDADES

    1.     Falar sobre a Salvação pela graça do Senhor Jesus na experiência de Rute, conforme Rute 2:13.
    2.     Fazer a aplicação profética.

LEITURA DO TEXTO: – Efésios 2:8-9 – (JFA-ERC-1995)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

OU

LEITURA DO TEXTO: – Rute 2:13 – (JFA-ERC-1995)
“E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas criadas.”

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTAS:

  1. A sugestão a seguir servirá para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.
  2. Recomendamos que seja lida toda a passagem bíblica do assunto sugerido;
  3. É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja ou das irmãs.

 

INTRODUÇÃO
SALVAÇÃO PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS
A salvação pela graça do Senhor Jesus se dá na vida da igreja como um ato da misericórdia de Deus, na forma de uma dádiva gratuita, conforme descrito pelo apóstolo Paulo, na carta aos Efésios no capitulo 2, versos 8 e 9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Boaz, o resgatador, é tipo do Senhor Jesus e Rute, a moabita, sendo estrangeira é tipo da igreja.

A SALVAÇÃO PELA GRAÇA DO SENHOR JESUS NA EXPERIÊNCIA DE RUTE, CONFORME RUTE 2:13.

Rute achou graça aos olhos de Boaz, porque:

  1. 1.     Ele a consolou. (vs. 13a)

As palavras consoladoras de Boaz para Rute estão nos versos 8 e 9:
Rute 2:8  Então, disse Boaz a Rute: Não ouves, filha minha? Não vás colher a outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui te ajuntarás com as minhas moças. Rute 2:9  Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que te não toquem? Tendo tu sede, vai aos vasos e bebe do que os moços tirarem.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
A salvação pela graça do Senhor Jesus é todo o consolo que temos para a nossa alma, pois foi Ele quem nos enviou o Espirito Santo, como o Consolador para enxugar as nossas lágrimas. Que consolo para as nossas vidas quando o Senhor, pelo Seu Espirito Santo nos chama: “minha serva”. Isso nos dá ânimo na caminhada.
As palavras de orientação do Senhor para nós são o provimento de todo o sustento que precisamos para o trabalho na Obra do Senhor e tirar disso todo o sustento para a nossa vida espiritual. Tem colocado à nossa disposição o campo do alimento e as fontes das águas para o nosso sustento.

  1. Falou-lhe ao coração. (vs. 13b)

As palavras de Boaz que falaram ao coração de Rute estão nos versos 11 e 12, referindo-se ao que Rute fez, quando deixou tudo para conhecer o Deus de Noemi e isso era digno de galardão da parte do Senhor:
Rute 2:11  E respondeu Boaz e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido, e deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que, dantes, não conheceste.
Rute 2:12  O SENHOR galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
O Senhor Jesus tem falado conosco através das revelações, dos dons espirituais, dos sinais e operações do Espirito Santo em nossas vidas. Falar ao nosso coração é falar atendendo a todos os anseios da nossa alma e isso somente o Senhor Jesus é poderoso para fazer. O Senhor faz isso conosco como uma recompensa por termos deixado tudo para servir ao Senhor e conhecer o Seu grande amor. O Espírito Santo consola os nossos corações, pois deixamos os campos secos deste mundo que nada tinha para nos oferecer e passamos a nos alimentar dos campos fartos de bênçãos decorrentes da graça do Senhor sobre nós.

  1. Mesmo não sendo uma de suas criadas: (vs. 13c)

A condição de Rute como não merecedora daquele favor que Boaz lhe fazia.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
Tudo o consolo que temos recebido do Senhor Jesus, bem como a maneira como Ele nos tem falado ao coração para o nosso sustento na caminhada é tão somente pela Sua graça e misericórdia, porque não temos qualquer merecimento disso.

Top
Leia o post anterior:
Comunicado sobre Escola Bíblica Dominical

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE Vila Velha/ES, 03 de julho de 2013 CIRCULAR N.º 089/13 COMUNICADO SOBRE ESCOLA...

Fechar