Estudo Bíblico para Senhoras – 24/06/2013

ESTUDOS BIBLICOS PARA SENHORAS – 24/junho/13
            – ASSUNTO: JESUS CRISTO, O SENHOR
            – TEXTO FUNDAMENTAL: I CORÍNTIOS 12:3b

ATIVIDADES

  1.       FALAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NO NOVO TESTAMENTO QUE RECONHECERAM JESUS COMO SENHOR, PELA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO.
  2.       FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

NOTAS:

  1. As sugestões a seguir servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião. Deve ser escolhida apenas uma sugestão;
  2. A mensagem pode ser baseada numa das passagens bíblicas sugeridas a seguir ou mesmo outra passagem que tenha o mesmo sentido. Pode ser feita a leitura do texto da passagem escolhida como texto fundamental;
  3. Recomendamos que seja lida toda a passagem bíblica do assunto sugerido;
  4. É importante fazer a aplicação profética na vida da igreja ou das irmãs.
Significado de: “PELA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO”: a ação de convencimento do Espirito Santo pela qual o homem reconhece Jesus como Senhor.

 

INTRODUÇÃO
O nome Senhor significa: aquele que tem o controle, o poder e o domínio de todas as coisas. Em Mateus 28:18, o Senhor Jesus fala sobre o Seu senhorio dizendo: “É me dado todo o poder no Céu e na terra…”. Jesus é o único a ter direito a este título, pois Ele não é “um” dos senhores, mas sim “o Único” SENHOR.
O reconhecimento de que Jesus é o Senhor de todas as coisas só ocorre por uma ação de convencimento do Espírito Santo. Quando reconhecemos Jesus como Senhor, estamos aceitando o fato dele ter total controle da nossa vida, ou seja, para nós ele não é apenas o salvador, mas ele é Senhor da nossa vida.

EXPERIENCIAS DE MULHERES NO NOVO TESTAMENTO QUE RECONHECERAM JESUS COMO SENHOR, PELA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO.

    1.      A MULHER SAMARITANA – João 4:19 – Disse-lhe a mulher: SENHOR, vejo que és profeta.”

No momento em que o Senhor Jesus se revelou à mulher samaritana como conhecedor daquilo que estava oculto na sua vida, o Espirito Santo convenceu-a de que Jesus é Senhor. Assim, ela chamou Jesus de Senhor por uma ação de convencimento do Espirito Santo. Jesus revelou para a mulher samaritana que Ele conhecia todos os seus problemas de ordem familiar, numa época em que todo o senhorio de uma mulher estava na pessoa do marido que possuia. O marido era o provedor de tudo para o lar. “Não tenho marido” era o reconhecimento dela de que sua vida e seu lar estavam desamparados. O encontro com Jesus produziu alguns resultados na vida daquela mulher, tais como: deixar o cântaro aos pés de Jesus (vs 28). Testemunhar de Jesus aos homens daquela cidade (vs 29).

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
No momento em que o Senhor Jesus se revela a nós como conhecedor daquilo que está oculto na nossa vida, o Espírito Santo nos convence de que Jesus é o Senhor. Assim, passamos a conhecer Jesus como o Senhor por uma ação do Espírito Santo.
Isso é feito pelo Espirito Santo, através dos dons espirituais.
Jesus está também hoje preocupado em que Seu senhorio seja reconhecido nos nossos lares em nossa vida familiar. Que tudo no nosso lar esteja sendo feito de acordo com a vontade do Senhor. Quem é que manda no nosso lar. A quem estamos consultando as decisões tomadas nos lares. Onde está o Senhorio de Jesus no lar. Ele quer se revelar como conhecedor de tudo o que está oculto e que precisamos saber para alcançarmos as soluções dos nossos problemas familiares.
Quando Jesus é reconhecido como o Senhor no lar não falta a profecia, a revelação, os dons espirituais e a direção para a solução dos problemas. Como resultado do encontro com Jesus, podemos deixar aos pés dEle todo o peso das nossas preocupações. Estaremos capacitados para falar dEle aos nossos familiares, uma vez que este mês é de intercessão pelos familiares.

    ISABEL RECONHECE JESUS COMO SEU SENHOR – Lucas 1:43 –  “E de onde me provém isso a mim, que venha visitar-me a mãe do MEU SENHOR?”

Isabel, cheia do Espírito Santo reconhece que o Senhor Jesus, já concebido no ventre materno, era o seu Senhor. Era uma reunião de família, onde Maria que era prima de Isabel vai de Nazaré à Judéia, para confirmar o sinal na vida de Isabel que o anjo Gabriel lhe havia informado, pois era já “…o sexto mês para aquela que era chamada estéril”. (vs.36)
O anjo Gabriel já havia entregado a Zacarias, esposo de Isabel, a revelação de que João Batista iria ser cheio do Espirito Santo já desde o ventre da mãe (vs.15). Isso ocorre naquele exato momento em que Isabel, pelo Espirito Santo reconhece que Jesus, ainda no ventre da mãe era seu Senhor (vs 43). Esse reconhecimento de que Jesus é o Senhor foi pela ação do Espirito Santo, pois Jesus foi gerado por obra do Espirito Santo e aquela família estava totalmente envolvida nesse projeto.
A visita a Isabel foi feita após o Espirito Santo já ter gerado Aquele que era o Senhor de toda aquela família. O senhorio de Jesus foi confirmado por aquela família, tanto na expressão do verso 43 “meu Senhor” quanto nos versos 46 a 48: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva”.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:
Nós vivemos também uma experiência de compartilhamento das revelações do Senhor e essas revelações nos unem numa mesma comunhão. Isso é feito pelo Espirito Santo. Nos nossos encontros, seja nas reuniões ou numa visita, temos a oportunidade de confirmar aquilo que Jesus está fazendo como Senhor de nossas vidas. São as revelações do Espirito Santo que nos tem mantido unidas nesta mesma comunhão compartilhando do projeto de Deus para as nossas vidas como uma família envolvida no projeto de Deus para nós. Todas as irmãs que estão envolvidas no trabalho das servas não são estéreis, mas produzem os resultados e colhem os frutos desse trabalho para as suas próprias vidas. Cada reunião, cada visita feita é um verdadeiro compartilhamento dessa comunhão no reconhecimento de que Jesus é o Senhor. A nossa alma também engrandece ao Senhor, pois o Espirito Santo gerou em nós um Jesus que é o nosso Senhor e Salvador que está vivo em nossos corações e que um dia voltará para nos buscar.

Top