Estudo da Semana Crianças, Intermediários e Adolescentes – Lição 03 Março/2013

CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES
ASSUNTO: 
O Sacrifício no Tabernáculo
Texto Fundamental: Hebreus 10:19-20

Terceira Aula: 24-mar-2013

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”. Hb 10:19-20.

INTRODUÇÃO

No Velho Testamento, o próprio Deus ensina o caminho para o homem voltar à comunhão com Ele.

Na primeira aula vimos como Deus cobriu o pecado de Adão pelo sacrifício de um animal. Abel creu no sacrifício do cordeiro para ser aceito por Deus.

Deus ordenou a Moisés que as umbreiras e verga das portas fossem marcadas com o sangue de um cordeiro, para que os primogênitos dos israelitas fossem salvos da morte e estivessem preparados para sair da escravidão do Egito.

Este fio de escarlate prosseguiu por toda a Palavra até o Apocalipse.

DEUS MANDA MOISÉS LEVANTAR O TABERNÁCULO

Êxodo 25:8-9 – "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis”.

Nos versículos lidos já vimos o desejo do nosso Deus: Habitar no meio do seu povo. Assim ele deu ordem e Moisés, o servo, obedeceu. Seria um culto diferente, nos exemplos que demos: Os patriarcas levantavam os altares, como fez Abel.

Agora Deus mandou que uma tribo inteira fosse levantada para trabalhar no Tabernáculo. Havia muito trabalho a ser feito e tudo em torno do culto a Deus, quando as pessoas iam para adorálo, e levavam um cordeiro para morrer em lugar deles, para que fossem perdoados. Assim havia o altar dos holocaustos ou dos sacrifícios, onde os sacerdotes trabalhavam por escalas para que todos fossem atendidos.

Sempre através do sangue de animais (cordeiro ou cabrito). Isso era muito trabalhoso, mas Deus estava ensinando a eles e a nós o caminho certo de perdão e bênçãos de todo tipo.

No Novo Testamento, João Batista, que era profeta e sabia obedecer a Deus, foi levantado para dizer a todos que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Assim, o ensino foi pregado por João. E Jesus não morreu num altar do Velho Testamento, mas o altar onde ele morreu foi numa cruz no Monte Calvário.

O sangue para o nosso perdão, alegria e certeza de salvação foi derra­mado pelo Senhor Jesus e nós não precisamos de mais nada. Ele pagou pelos nossos pecados.

E os sacerdotes? Foram substituídos pelo Senhor Jesus, que nos disse: Hb 8:1 – “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade,”.

Que maravilha é saber que ele assentou-se! Por quê? Porque nada mais precisamos fazer, pois Ele mesmo ofereceu o seu sangue e convida a irmos a ele com coragem e ousadia.

Hebreus 10:19–20 – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”

O fio de escarlate, o sangue de Jesus, nos leva a esperar o dia em que Ma­ranata vai acontecer: Jesus vai voltar!

CONCLUSÃO

Os servos do Senhor, crianças, adolescentes, podem entender o desejo de Deus, explicado desde o Gênesis, início dos ensinos dados na Palavra, vendo o valor do sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus, que chega ao último livro da Bíblia, o Apocalipse:

Apocalipse 5:9 – “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;”

Apocalipse 12:11 – “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.”

Nós também somos vencedores permanecendo neste precioso ensino.

Top
Leia o post anterior:
Satélite
Estudos da Semana 18/03/2013

AVISO Informamos que nesta semana de 18 a 24 de março, estaremos transmitindo via Satélite para: Senhoras (quarta-feira e sábado); Escola Bíblica...

Fechar