Estudo para CIA – 09/02/2014

Lição 4 – para 09/02/2014
Assunto: 6ª Carta – À Igreja de Filadélfia
Texto: Ap 3:7-13

“7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
8  Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9  Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11  Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12  A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13  Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Introdução
Esta carta é uma das mais belas, porque o Senhor se apresenta repetindo o ensino, porque é super importante: Jesus é Santo e Verdadeiro. Ele é o que tem a chave que lhe pertence, a chave de Davi. Ele é o herdeiro legítimo do trono e vai governar no trono onde um dia Davi governou.
Esta chave abre e ninguém fecha. Claro! Chave é para abrir!
Fecha e ninguém abre. Nenhum homem pode fazer isso.
A salvação, por exemplo, só Ele abre aos que querem, e fecha a porta, que é Ele mesmo, para os que rejeitam. Não é maravilhoso ter um Salvador assim?

O que Jesus viu nessa Igreja
Que a porta para ela estava aberta.
“Podem continuar me servindo, porque ninguém a pode fechar”.
“Vi que minha igreja era fraca para vencer as lutas, mas minha palavra foi guardada e ninguém negou o meu nome.”
Viram vocês quão importante é não negar o Senhor? Você é assim na igreja do Senhor? Jesus sabe.
“Àqueles que não aceitaram a sinagoga de satanás, Eu mostrarei que valeu ficarem firmes, porque Eu prometo aos meus servos fiéis que, quando tentações terríveis vierem sobre o mundo, Eu guardarei os meus.”

Importante anúncio
Ap 3:11 – “Eis que venho sem demora; guarda o que tens (a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a fé), para que ninguém tome a tua coroa.”

Tenho mais bênçãos
Ap 3:12 – “Ao vencedor guardarei comigo no Templo do meu Deus e nunca sairá.” Que bênção!
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, …” e deste templo maravilhoso nunca sairá; “… e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, …” e tem o meu nome também.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Ap 3:13.
Sabem quando isto vai acontecer?
– Primeiro a igreja será arrebatada para estar no céu, e
– Segundo, Jesus vai descer com ela e nós reinaremos com Ele. Quando os mil anos de reinado terminarem, Ele fará novos céus e nova terra!
Eu quero viver para sempre com Jesus.
E vocês?


6ª Carta – À igreja de Filadélfia

Explicar que na carta a essa igreja Jesus se apresenta como Santo e Verdadeiro e ele tem a chave de Davi; Davi foi rei e Jesus homem é descendente desta família dos reis, porque ele é o nosso Rei.
O rei tem o trono (mostre um trono), tem cetro de ouro, tem coroa, tem muitos súditos. Ninguém faz nada contra o rei. Isto é muito bonito, não é?
Bem, como o rei é tão importante, ele possui chaves. E para que servem as chaves? Isto mesmo, para abrir.
Assim o Rei Jesus veio a este mundo e houve até um rei mau que quis matá-lo com medo de Jesus ser rei no seu lugar.
Jesus não queria aquele reino. Era muito feio, com gente má.
O reino de Jesus é para sempre. Quando ele morreu na cruz por nós, abriu a porta para a nossa salvação. Quem quiser pode entrar por esta porta, porque Ele disse:  “Eu sou a porta, se qualquer criança quiser entrar pode vir.”
A outra coisa que a chave faz é fechar. Fechar para quem não quiser aceitar Jesus.

Cantar: Abre a porta do eu coração (no. 1126)
Abre a porta do eu coração
E deixa Cristo entrar,
Ele te dará Salvação,
Ao céu te levará…

Obs. Se não souberem cantar este hino, escolha um outro que fale sobre este assunto.

Terminar esta carta de Filadélfia assim:

Esta igreja foi muito fiel ao Senhor e Ele disse para ela:
Vocês não negaram meu nome. Sendo fracos foram vitoriosos porque eu fiz vocês fortes.
Eu vou voltar logo. Quero que o nome de cada um seja escrito no meu livro. Quem quer esta bênção?

Top