Estudo para CIAs – 25/05/2014

3ª AULA – O TABERNACULO
Êxodo 25:8-9
“E me farão um santuário e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que Eu mostrar para o modelo do tabernáculo e para modelo de todos os vasos, assim mesmo o fareis”.

INTRUDUÇÃO

Deus mandou fazer um santuário, isto é um lugar onde Ele, o Senhor pudesse habitar, morar.
Foi assim a primeira habitação de Deus no meio de um povo.
Sim, e antes do tabernáculo, Deus não cuidava do seu povo? Cuidava sim, por meio e altares onde o cordeiro era vítima em lugar da gente, do pecador, sempre uma vítima e em substituição.
Então, Deus agora quer uma coisa nova, em conjunto, não altares à parte.
Obs: O professor mostrará isto lembrando Adão e Eva, o sacrifício do animal, Caim e Abel, o sacrifício que agradou a Deus. São apenas lembranças, a aula é sobre o Tabernáculo, isto se fará nas três classes.

COMO SERIA ESTE TABERNACULO?
Ex 25:9 – “Conforme Eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis”.
Seria segundo o modelo, segundo a revelação. Moisés não ia inventar nada. Nada da imaginação dele, da cabeça dele, do que ele pensava, mas Deus daria o modelo, a revelação e ele ia cumprir a planta, conforme a aula passada. O arquiteto ia seguir a planta colocando o fundamento, a pedra principal – Jesus, as pedrinhas vivas – nós, e o edifício ia crescer bem bonito; material bom: ouro, prata, pedras preciosas… Vocês se lembram?
Na construção ia entrar muito material bom, igual ao do edifício; o importante era seguir o modelo. Sim, falando em modelo, qual é o modelo para os servos grandes e pequenos? Há diferença?
Não! Nosso modelo é aquele que vem de Deus; o Espírito Santo mostra, dirige e Ele é muito cuidadoso conosco, porque somos do corpo de Jesus, somos edifícios, templo do Senhor. Uma coisa é certa: nosso modelo é o Senhor, não é o colega do mundo, nem o que há no mundo mostrado na TV, músicas profanas (que não são inspiradas no Espírito Santo), Internet suja.

COMO TRABALHAVAM NO TABERNÁCULO?
Como já sabemos, as ordens vinham de Deus através do modelo da revelação. Então, uma tribo inteira foi consagrada, isto é, chamada para este trabalho. E as outras ficavam de fora? Não. Vamos aprender primeiro o trabalho deles que era em favor de todos. Deus lhes disse: tenho uma ordem: Ex. 34:17 – “Não farás para ti deuses de fundição”.
Bem, nisto obedeceram direitinho e o ensino é para nós até hoje e por toda eternidade. A adoração era para aquele que deu ordem para fazer o tabernáculo ficar no meio do povo e tomar conta dele. Maravilha!
Uma coisa boa de se saber é que Deus viu quem podia trabalhar e contou o número deles e começou com os bebês, os nenéns de um mês. Vamos ler Números 3: 15,22:
V. 15 – “Conta os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas gerações; contarás a todo o varão da idade de um mês e para cima”.
V. 22“Os que deles foram contados pelo número de todo varão da idade de um mês para cima…”. O que um o bebê poderia fazer? Isto é pergunta de gente grande. Deus sabe que um bebê de um mês, hoje é um servo de 3 anos, de 5, de 14, de 21 anos dentro de pouco tempo. Só gente grande vê errado.
Deus não! Deus vê tudo e, na Sua mente, as criancinhas valem e são chamadas a trabalhar na Obra, no Tabernáculo de Deus, a partir de um mês.

COMO TRABALHAVAM ENTÃO?
Trabalhavam na obediência, trabalhavam cuidando do material.

ORDEM NO TRABALHO
Números 3:6 – “Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que me sirvam,”
V. 8- “e tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação e da guarda dos filhos de Israel,…” Bem, agora vem a resposta para a pergunta feita antes: Só a tribo de Levi trabalhava no Tabernáculo? Sim. Eles trabalhavam cuidando dos filhos de Israel. Que beleza ter alguém que cuida de nós! Isto, então, é um dos ensinos.
Deus levantou a Obra do Espírito Santo para nossos dias e nesta Obra levanta os ministérios (lembrar aos intermediários e adolescentes o que já foi falado). Através do ministério na Obra, todos inclusive os bebês e idosos, são cuidados. Deus cobrava isto seriamente dos levitas e o Espírito Santo de Deus também está vigilante sobre este cuidado, sobre o seu Tabernáculo de hoje.

COMO O POVO IRIA OUVIR AS ORDENS?
Números 10:2 – “Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; e te serão para convocação da consagração e para partida dos arraiais”. Então não havia desordem, gritaria, nada de gente berrando, vamos depressa…! Nada disso. As trombetas tocavam (duas) e eles já sabiam: reunir na porta do tabernáculo e ouvir o que Deus quer.
Uma só trombeta tocava – e eles entendiam. É convocação dos chefes, dos príncipes dos cabeças de milhares. Oh! Eles vão contar o que Deus quer ou não, é para o povo todo saber porque não entendem. Duas trombetas retinindo (tremendo o som) – Estão tocando!
Oh! Os arraiais deste lado vão sair. Depois dos outros, assim todos juntos, porque vamos. Era uma festa. Agora todo mundo junto, a trombeta tocava sem retinir. Estavam todos sabendo do que se tratava, estavam já avisados: hora da partida.

CONCLUSÃO
O Tabernáculo é um sentido perfeito de unidade, corpo, edifício. Todos juntos entendendo os toques das trombetas. Hoje o toque da trombeta não cessou, ela continua tocando, avisando a igreja fiel, o Corpo de Jesus que se prepara, que se apronta porque ela vai subir. O toque está dado: Batismo com o Espírito Santo, nós já entendemos que significa: Candeia acesa pronta para subir.
Os sacerdotes, as tribos de Levi trabalhavam para que todo o povo entendesse e obedecesse aos sinais dos toques das trombetas. A Obra do Espírito Santo, a igreja fiel trabalha para que todos ao redor recebam a bênção.
O desejo revelado do Senhor é que sua igreja esteja preparada para o arrebatamento.

Top