Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 03/02/2013

Assunto: O CONHECIMENTO DE JESUS

Tema: JESUS, O FILHO DE DEUS

5ª AULA – 03-fev-13

João apresenta o Senhor Jesus aos cristãos, aqueles que estavam se convertendo e que precisavam saber que o Senhor Jesus é Deus, O Filho.

A figura, em Apocalipse, é “águia voando”. Águia fala de autoridade, porque voa alto, faz seus ninhos onde há segurança, no alto dos penhascos, é diferente das aves migratórias (os patos), os pardais, que voam baixo, ou as andorinhas.

A cor que se aplica ao evangelho de João é a cor azul, que fala da profecia, da eternidade. “Vejo que és profeta.” (Jo 4:19).

Ap 19:10 – “… o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”

Os cristãos daquela época eram servos de Deus que sofriam muito pelo nome do Senhor Jesus e eles precisavam de segurança, de saber que Jesus é Deus. Aleluia!

Então João não registra a genealogia de Jesus, porque ele, como Deus, é eterno. Não tem pai terreno e mãe só de Jesus homem (Lucas). Portanto, João começa seu evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez …” (João 1:1-3)

Isto vem nos ligar ao primeiro livro da Bíblia: Gênesis, que significa origem, princípio e no primeiro capítulo diz assim: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gn 1:1).

Então o evangelho de João mostra aos crentes fiéis que este Verbo é Jesus (Você pode fazer a leitura do texto de João 1:1, substituindo o nome Verbo por Jesus).

João é quem teve a preocupação de escrever: João 1:11-12 – “Veio para o que era seu (os judeus a quem Mateus apresentou Jesus e eles rejeitaram) e os seus (os irmãos de raça, judeus) não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (irmãos de Jesus segundo a fé); aos que creem no seu nome.”

Então concluímos mostrando que nós estamos incluídos no convite para conhecermos o Senhor, crermos nele e nos tornarmos crentes, fiéis, firmes na fé. Convite maravilhoso! Pertencermos ao Deus poderoso que nos salva e nos mantém salvos até a sua segunda vinda para buscar o seu povo, aqueles que entenderam quem é o Senhor Jesus.

Resumo:

– Mateus escreveu aos judeus – apresentou Jesus como Rei, na figura do leão. A cor: púrpura;

– Marcos escreveu aos romanos – apresentou Jesus como servo, na figura do bezerro, animal de carga. A cor: carmesim;

– Lucas escreveu aos gregos – apresentou Jesus como homem perfeito, na figura do rosto de homem. A cor: branca;

– João apresentou Jesus ao mundo, para que todo aquele que nele crer seja salvo. (cristãos). Apresentou Jesus como águia voando. A cor: azul.

Top