Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 03/09/2012

Assunto: A graça de Deus na vida de Mefibosete
Texto: Efésios 2:8-9
Data: 09/09/2012

4ª Aula

Mefibosete

Textos: II Sm 9:1-13 / II Sm 4:4 / II Sm 16: 1-4 e II Sm 19:24-30

Obs: Os professores deverão ler os textos indicados, a fim de conhecerem bem a história de Mefibosete.

II Sm 9:1-8

E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?

E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.

E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.

Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar.

E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

Introdução

A Bíblia é cheia de histórias preciosas, que nos dão ensinos que são de Deus para as nossas vidas. Fala de homens, pessoas que foram boas, obedientes a Deus e de como Deus se agradou delas. Outras foram más, mentirosas, falsas e nunca quiseram amar e obedecer a Deus.

Nesta história nós vamos ver mais uma vez o Senhor usando o rei Davi para derramar da sua graça na vida de uma pessoa: Mefibosete.

Desenvolvimento

Depois que Davi foi ungido rei, Saul, que era o rei na época, começou a persegui-lo.

Por que Saul perseguia Davi e queria a sua morte?

Quando Saul foi ungido rei era simples, mas depois ficou orgulhoso que nem a Deus obedecia e assim Deus não se agradou dele.

Davi ganhava muitas guerras, livrando Israel das mãos dos inimigos e foi crescendo aos olhos do povo e Saul sentia muita inveja dele. Saul sentiu que Davi ia ser rei e começou a persegui-lo e queria mesmo matá-lo, porém Davi, guiado por Deus, já ungido desde menino, portava-se de maneira nobre. Era uma nobreza diferente daqueles que pertencem a uma família real deste mundo, porque ele era filho de Deus, de um reino que não é deste mundo. Ele possuía a graça de Deus na sua vida.

Saul fazia todas as maldades contra Davi e ele tomava sua harpa e tocava e cantava louvores a Deus.

Ah! Mas nossa lição é sobre Mefibosete na vida de Davi.

Como Mefibosete apareceu na vida de Davi?

Depois de alguns anos Saul morreu e Davi foi levantado rei, cumprindo-se a profecia de quando Samuel ungiu Davi ainda adolescente.

Saul tinha um filho chamado Jônatas, que amava a Davi e eram grandes amigos.

Houve uma guerra entre os filisteus e os israelitas e nessa guerra morreram Jônatas e Saul.

A notícia da morte do rei Saul e de Jônatas chegou à cidade. A ama do neto de Saul fugiu com o menino, que já tinha cinco anos e, na pressa, o menino caiu, quebrou as pernas e naquele tempo não havia como tratar as pernas quebradas e por isso o menino ficou coxo.

Mefibosete era, pois, este menino. Que infelicidade! Filho de um príncipe, o avô um rei e agora perseguido. Foi criado assim, aleijado, pessoas o ajudavam, mas era carregado pelos outros, um dependente.

Então Davi foi levantado rei em lugar de Saul. Naquele tempo o novo rei mandava matar todos que fossem da família do rei anterior, para que não viessem tomar o trono dele.

O texto em II Samuel9:1 nos fala de uma coisa diferente que Davi fez: “Há  ainda alguém que ficasse da casa de Saul para que lhe faça bem por amor de Jônatas?” A notícia correu e foi descoberto um servo de Saul que se chamava Ziba.

Ziba veio e Davi perguntou quem ainda estava vivo da casa de Saul, para ele mostrar amor, fazer alguma bondade.

Ziba muito se admirou e disse: – Há um aleijado de ambos os pés, filho de Jônatas. E disse Davi: – Pois vá buscá-lo.

A GRAÇA DE DEUS DERRAMADA NA VIDA DE MEFIBOSETE

Assim veio Mefibosete, que estava no chão, era aleijado, e se inclinou com o rosto no chão diante do rei Davi.

Deveria estar com muito medo da vingança que Davi iria fazer: Deve me matar, porque meu avô foi muito mau e eu mereço isto mesmo.

Mas que surpresa, em vez de condenação ele ouviu o rei chamar: Mefibosete, todos ouviram, “não temas”, porque usarei de bondade para contigo por amor a Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai (avô) e tu irás comer na minha mesa todos os dias.

Mefibosete não cabia dentro dele de tanta alegria: “Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?” II Sm 9:8.

Esta história tão bonita vem mostrar que Davi foi muito nobre para com Mefibosete e foi usado por Deus para que a graça do Senhor fosse derramada na vida de Mefibosete.

Deus sempre usa uma pessoa nobre para derramar da sua graça, e dar salvação: Usou Noemi para ensinar Rute sobre o seu Deus; usou a menina escrava para levar Naamã a receber a cura e reconhecer que havia um Deus em Israel; e usou Davi para derramar a sua graça na vida do Egípcio e na vida de Mefibosete.

NÓS NÃO MERECÍAMOS O FAVOR DO SENHOR, MAS JESUS DERRAMOU
 A SUA GRAÇA, A SUA VIDA, A NOSSO FAVOR

Esta história de hoje nos fala da grande misericórdia de Deus para conosco. Ele enviou Jesus, que sofreu muito, muito mais que Davi perseguido por Saul.

Jesus olhou para cada um de nós e nos chamou pelo nosso nome. Mesmo com nossos pecados, pés tortos, sem andar direito, carregados para lá e para cá por tantos maus caminhos, corações sujos. Mas Jesus disse: Agora eu vou tomar conta de você, vou lavar seus pecados, vou te dar a veste que é o meu sangue que te limpa. Você vai comer da minha mesa, nunca mais vai ficar com fome e vai se sentar no meio dos meus filhos! Você será também um filho do rei! Que maravilha!

Por isso é que a gente canta “Maravilha, Maravilha, Maravilha é o amor de Deus!”

E se Mefibosete dissesse: Ah! Eu não! Eu quero é me arrastar no chão, quero mendigar, quero roupa suja, comer a sujeira deste mundo …

Todos nós diríamos: – Mefibosete foi um tolo, vai morrer na sujeira, não vai herdar nada, seu fim será triste.

Mefibosete não foi tolo, não! Aceitou a bênção e hoje esta mensagem é de salvação para quem ainda está fora da mesa do Pai do Rei Jesus.

Vamos fazer igual a Mefibosete: – Senhor Jesus, eu não sei por que o Senhor me amou (eu não mereço), mas eu quero a Tua salvação e aceito o teu maravilhoso convite.

Lucas, Ana, Luiz, Maria, Gabriel, Gabriela, tantos e tantos, cada um tem seu nome e o Senhor está chamando para a mesa: Onde você quer ficar?

– Vem, vem para o meio de um povo que sabe.

Top