Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 18/09/2012

Texto: Lucas 18:35-43
Assunto: A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu
Data: 23/09/2012

6ª Aula

A Graça do Senhor Deus na vida de Bartimeu

“E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.

‘Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

‘Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.”

INTRODUÇÃO

Mais um ensino que mostra o poder, a graça de Deus na vida do nosso Salvador, o Senhor Jesus e como Ele se interessa pelas pessoas. Interessou-se por Zaqueu, sabendo que ele era religioso e rico, mas não tinha paz nem alegria. Ouviu falar de Jesus e quis conhecê-lo, mas uma multidão o atrapalhava e não dava oportunidade dele se chegar a Jesus.

A multidão sempre atrapalha, porque ela não tem personalidade, ela repete o que outros falam, gritam. Mas Zaqueu foi vitorioso, porque saiu da multidão e resolveu o problema. A graça de Deus se manifestou mais uma vez usando o seu filho Jesus para levar salvação.

Hoje temos mais uma lição em que vemos a multidão mais uma vez atrapalhando uma pessoa muito necessitada: Um cego. Mas ele recebeu a graça de Deus? Vamos conhecer a história?

 

DESENVOLVIMENTO

Jesus estava visitando as aldeias. Ia para Jericó e no caminho, à beira da estrada, estava um cego, que aproveitava o lugar de passagem das pessoas para mendigar, pedir esmolas. O seu nome está registrado no evangelho de Marcos: Bartimeu: Bar significa filho, Timeu era o nome do pai dele e assim era conhecido. Ele era bem pobre.

 

Fatos que aconteceram:

Ele ouviu um barulho, que com os ouvidos apurados, conheceu ser uma multidão que se aproximava.

Curioso, perguntou: Que barulho é este? O que está acontecendo?

Responderam: É Jesus Nazareno que passa e essa gente toda vem seguindo.

Ah! Bartimeu não perdeu tempo, começou a chamar Jesus, gritando o mais que podia. Bartimeu havia ouvido falar de Jesus, que era profeta, filho de Deus e morava em Nazaré, uma cidade pobre.

Quantos ouvem falar de Jesus e não ligam, não têm interesse em conhecê-lo, mas Bartimeu teve interesse. Nem se importou pelo fato de Jesus ser da tal cidade simples e pobre.

Ele queria uma bênção e daí gritou mais alto: – Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. Gritava com muita coragem e fé.

Que fez o povo? Teve pena, compaixão de Bartimeu? O povo repreendeu o cego: – Cala a boca, você não percebe que Jesus está no meio da multidão e nem sabe quem é você? Cala-te! Diziam eles. Bartimeu nem ligou para eles. Continuou clamando mais alto ainda.

E o que aconteceu?

Jesus parou e disse: Chamem o cego, eu quero saber o que ele deseja! Aí o pessoal mudou de opinião e disse: “Tem bom ânimo, levanta-te que o Mestre te chama”.

Bartimeu se levantou e tão alegre ficou que largou sua capa, que o protegia do frio e do vento, e saiu em direção a Jesus, conduzido por outros. Rapidinho ele pensou: Nem vou precisar desta capa, ela vai me atrapalhar e eu preciso ir depressa, não posso perder Jesus!

Não é isso um ensino para nós? Largar tudo que nos atrapalha?

Há capas que se chamam mentiras; Há capas que se chamam inveja; outras são palavras sujas, roubos, preguiça, desobediência aos pais. Quantas capas sujas e velhas!

Bartimeu não quis mais aquela capa. Ele largou a capa para lá e foi ao encontro do Senhor Jesus e Jesus viu alegria no seu rosto e foi direto ao assunto:

– Bartimeu, que queres que te faça?

– Mestre, que eu tenha vista.

Na mesma hora a graça de Deus se manifestou e Bartimeu viu Jesus. Que alegria! Era cego e agora via. Passou a seguir a Jesus e Jesus, que vê lá dentro de cada um de nós, viu que Bartimeu tinha confiança nele, fé, e por isto ele disse: “Vai, a tua fé te salvou”. Mc 10:52.

Vocês lembram que no começo ele gritava chamando a Jesus e o povo mandava ele se calar? Adiantou? Não. Ele tinha fé em Jesus. Por isso ele não parou de clamar por Jesus.

CONCLUSÃO

Hoje estamos aqui para dizer a todos que o Senhor Jesus é Deus Salvador e Ele deu a sua vida na cruz e morreu para nos salvar. Vivemos debaixo da sua graça. Jesus está fazendo o convite a cada um: “Que queres que te faça?”

– Que eu veja o caminho da Salvação.

Jesus vai responder: “Eu sou o caminho”.

E nós vamos abandonar capas sujas e aceitar a nova capa que Jesus nos dá: A salvação, para caminharmos com Ele até a eternidade.

Top