Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 27/10/2012

 

Terceira Aula

Encontro dos Dois Discípulos com Jesus no Caminho de Emaús

Lucas 24:13-32 – “E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús…”

INTRODUÇÃO

Estamos aprendendo a respeito da ressurreição do Senhor Jesus.

É tão importante sabermos que o Senhor Jesus morreu, mas não ficou no túmulo. Ele ressuscitou para nos dizer que um dia vem nos buscar e só Ele pode fazer isso; nenhum homem fundador de religiões ressuscitou, mas Jesus ressuscitou.

Ele avisou isto aos seus servos no passado: Eu vou ressuscitar e um dia voltarei para vos buscar. João 14:1-3 –”Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Temos que crer nisso porque ele cumpre suas promessas.

Mas, por que estamos estudando, aprendendo, isso?

Certamente é necessário crermos, porque se não crermos vamos nos distrair com os convites do mundo mau, que não quer a nossa salvação.

Bem, já falamos de Maria Madalena, que foi ao sepulcro para ver Jesus. Chegou lá, ele não estava. Claro! Ele não avisou que ao terceiro dia iria ressuscitar? Avisou sim, mas ela deixou entrar dúvida no seu coração.

A dúvida dela só trouxe tristeza, choro. Mas o Senhor Jesus teve pena dela e foi ao seu encontro. Bem, já estudamos este assunto.

DOIS DISCÍPULOS VOLTAM PARA SUA CASA

A Palavra nos conta que depois da morte de Jesus, dois discípulos resolveram sair de Jerusalém, onde Jesus iria encontrar todos os discípulos, mostrando-se vivo. Porém eles se esqueceram da promessa e foram para a sua aldeia, que ficava cerca de 11 quilômetros de Jerusalém.

Eles não iam alegres pelo caminho; estavam até muito tristes e desapontados. Afinal já era o terceiro dia da morte e nada de Jesus aparecer. Assim conversavam entre si.

E o que aconteceu?

Jesus aproximou-se deles e ouviu tudo o que diziam. Perguntou: – Que conversa é essa? Por que estais tão tristes?

Cleofas, que era um dos discípulos, disse: O senhor é estrangeiro? Não soube o que aconteceu?

O Senhor Jesus deixou que eles falassem e disseram coisas boas de Jesus. Falaram que ele foi homem perfeito, que falava muito bem a respeito de Deus, mas os religiosos daquele tempo mataram o Senhor.

Bem, vamos pensar um pouquinho nessa história:

1. Quando nos distanciamos do Senhor entra a dúvida. A mesma dúvida que não deixou Maria Madalena crer que Jesus vivia;

2. Agora dois grandes amigos de Jesus também se afastaram do lugar onde Jesus disse que iria encontrá-los, Jerusalém, e estavam indo para outro lugar;

3. Aconteceu que a dúvida os cegou. Nem reconheceram que era Jesus quem estava com eles. Eram três caminhantes.

A MISERICÓRDIA E A GRAÇA DE JESUS OS ALCANÇA

Perto da casa deles, Jesus fez como quem ia mais adiante. Eles suplicaram (constrangeram): Não vás, fica conosco, inclusive já é tarde, o dia está caindo, vem a noite!

Estavam preocupados com aquele estrangeiro que no caminho lembrou-lhes dos seus próprios ensinos, advertindo-os de que tudo iria acontecer. “Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?” Lucas 24:26.

Jesus entrou. Estavam cansados da caminhada e com fome. À mesa, Jesus tomou a iniciativa: Pegou o pão em suas mãos, abençoou, partiu e lhes deu. Que surpresa! Seus olhos foram abertos e eles reconheceram que era o Senhor Jesus.

Crianças, Intermediários e adolescentes, como está o seu coração perante o Senhor Jesus? Não podemos voltar para a aldeia, para longe do Senhor Jesus. Ele quer tocar no seu coração todos os dias, dizendo: Estou aqui! Ressuscitei! Estou vivo! Você foi consagrado a Deus e faz parte da Igreja.

E aqueles que deixaram o Senhor? O Senhor quer fazer com eles o mesmo que fez com aqueles dois servos:

O pão é Jesus – foi partido na cruz do Calvário por nós.

Jesus lembrou-lhes e eles seriamente reconheceram: – Vamos de volta agora para Jerusalém. E foram. Lá se encontravam congregados os onze (Judas tinha traído Jesus e não estava presente). Que alegria! Todos juntos e de repente Jesus apareceu a todos e disse: Paz seja convosco.

Assim faz o Senhor. Ele nos busca onde estivermos e nos aceita.

Depois que Jesus ressuscitou, foi logo cuidar das ovelhas que estavam duvidosas. Buscou Maria Madalena, dois discípulos que iam para Emaús, buscou Pedro, que o havia negado e os discípulos que estavam na praia com ele e Tomé também.

Depois, em uma grande festa em Jerusalém, todos reunidos, Jesus cumpriu mais uma promessa: Derramou o seu Espírito Santo sobre eles e os enviou a testemunhar da grande bênção da salvação. Eu estou vivo e estou no meio do meu povo! Atos 2.

“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:4.

A nossa mensagem agora é: Jesus vai voltar!

“…Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11.

Top