Estudo para Crianças Intermediários e Adolescentes (4ª Aula / Evangelização)

 

4ª Aula

A Ressurreição do Senhor Jesus

I Coríntios 15:14 – “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”

Quando o apóstolo Paulo, no caminho para a cidade de Damasco, a fim de perseguir os servos de Deus, teve um encontro com o Senhor Jesus, sua vida foi totalmente transformada.

A transformação tão grande se deu porque ele julgava que Jesus era um defunto e ele ouviu a sua voz e percebeu que ele está vivo e passou a falar destas maravilhas em suas viagens, testemunhando de fatos que aconteceram.

Pilatos atendeu ao pedido do povo – Crucifica-o! E Jesus foi pendurado no madeiro, “mas Deus o ressuscitou dos mortos”. Atos 13:30.

Diante desse fato maravilhoso ele anunciava que os pecados dos homens são perdoados, porque a Lei nunca poderia salvá-los, mas pela morte e ressurreição do Senhor Jesus todo o que crê é justificado.

“E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:39.

COMO SE DEU ESSE FATO

Lucas 23:41-45

O Senhor Jesus foi crucificado no meio de dois malfeitores, homens muito maus.

Um deles sentiu que o Senhor era justo, sem pecado e logo aproveitou a bênção de, naquela cruz, pedir que ele pudesse participar do reino do Senhor.

Interessante que ele, vendo Jesus naquela cruz, pudesse enxergá-lo como realmente ele é: Rei dos reis.

Jesus atendeu ao seu pedido e lhe garantiu: Hoje estarás comigo no Paraíso.

“E, chegada a hora sexta (meio dia), houve trevas sobre toda a terra até a hora nona (3 horas da tarde).

E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Marcos 15:33-34.

O sol escureceu e o véu do templo (cortinada), que era bem grosso, rasgou-se ao meio, e a arca que estava lá dentro e ninguém podia ver, agora era vista por todos. Isso porque Jesus, o Filho de Deus, morreu para abrir para nós caminho aos céus, através do seu sangue dado por nós.

Antes só o Sumo Sacerdote entrava naquele lugar, uma vez por ano, para interceder pelo povo. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote, dando Seu sangue por nós, abriu o caminho. Não precisamos mais de sacerdote humano.

JESUS RESSUSCITOU

Na morte do Senhor Jesus, José de Arimatéia, que era um senador (Mc 15:43) tomou decisão ao lado do Senhor e pediu a Pilatos o corpo de Jesus para o sepultar num lugar especial. Nicodemos uniu-se a ele, levando um composto de mirra e aloés, especiarias, para ungirem seu corpo, preparando-o para o sepultamento num sepulcro novo, que nunca fora usado. Mãos amorosas cuidaram de tudo isso. João 19:38-41.

Os inimigos de Jesus foram a Pilatos e pediram uma guarda especial para impedir que os discípulos furtassem o corpo de Jesus. Lembraram-se de que Jesus lhes falara que depois de três dias ressuscitaria. Mateus 27:63-66.

Vejam o plano do homem: uma pesada pedra, selada com selo do Império Romano, guardas vigiando, pensando que eles poderiam impedir a bênção da ressurreição de Jesus.

Mateus 28:1-6

No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, houve um grande terremoto, porque o anjo do Senhor, descendo do céu, chegou removendo a pedra, com selo e tudo, assentou-se sobre ela e a aparência do anjo era como relâmpago e o seu vestido branco como a neve.

Havia umas servas de Deus que viram esta cena linda e se assustaram. Os guardas fugiram, mas às mulheres o anjo falou: “… Não tenhais medo; pois eu sei

que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. …” (Mt 28:5-6). Convidou-as a ver o lugar onde o corpo de Jesus havia sido posto.

Tudo foi cumprido como a Palavra, desde o Velho Testamento, havia profetizado pelos profetas.

AGORA O QUE NOS ESPERA?

Jesus disse: “Eu voltarei” (agora para buscar a igreja). “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:18.

“E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.” Marcos 13:26.

Jesus falou aos seus discípulos, depois de ressuscitado, que seus servos, crianças, intermediários, adolescentes, todos os que crêem nele são suas testemunhas.

Dois anjos estavam presentes naquela cena tão bela, quando Jesus subia para estar com o Pai de volta à sua casa e falaram aos servos: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:11.

Enquanto esperamos a volta de Jesus para buscar o povo que nele crê, nós todos vamos falar aos que nada sabem, porque não têm quem lhes fale, que é importante aceitar a salvação que Ele nos dá e falar a todos que Jesus morreu para nos dar esta salvação, mas um dia Ele voltará E viveremos para sempre com Ele.

Top