Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes (O Sentido do Natal – Lição 02)

O Sentido do Natal

Lição 02

Estamos aprendendo sobre o nascimento do Senhor Jesus e na aula passada vimos em Gênesis 3:15 a primeira profecia sobre esse nascimento.

Hoje vamos apresentar mais uma, das muitas que há na Palavra de Deus.

Isaías 7:14 – “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14.

Então, neste texto, o profeta profetizou 750 anos antes de Jesus nascer, e o que ele disse que iria acontecer?

    Primeiro – Será um sinal de Deus para o mundo;

    Segundo – De uma virgem, isto é, uma jovem que ainda não tinha se casado, Deus fará um bebê nascer, e este será Filho de Deus;

    Terceiro – Seu nome será Emanuel, que quer dizer: “Deus conosco”. Deus morando com gente igual a nós.

Bem, agora que sabemos este segredo de Deus, que é para os sábios, os que estudam a Palavra, como nós, vamos ver se isto que o profeta profetizou se cumpriu:

Lucas 1:26-38 – Ler devagar o texto, destacando bem a profecia de Isaías.

“…foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.” Lc 1:26-27.

Ai está, direitinho como o profeta disse. Esta virgem era uma jovem que era noiva, ainda não era casada.

O anjo a saudou, e Maria se assustou muito. Ela nunca havia visto um anjo, e ele lhe disse que ela era uma serva em quem Deus tinha muito prazer, e por isto a havia escolhido para ser mãe de Jesus homem, e que quando tudo se cumprisse e o neném nascesse, ele iria se chamar Jesus, porque Jesus significa Salvador.

O anjo falou mais coisas bonitas e disse que ele seria Rei e que a coroa que o rei Davi teve, quando foi rei de Israel, e o cetro, o trono, tudo irá ser de Jesus.

Maria ficou maravilhada! E disse ao anjo: Mas não me casei ainda, não posso ter este neném especial.

O anjo explicou tudo direitinho a ela:

– Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a bênção e o poder de Deus farão este milagre. O Santo, foi assim que ele se referiu ao neném, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Maria ficou encantada e o anjo completou: “Porque para Deus nada é impossível”.

E Maria, ouvindo aquelas belezas todas, ela conversando com o anjo, e sabendo que a profecia de Isaías, de 800 anos, iria se cumprir nela, disse corajosamente: “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim, segundo a tua palavra”. E o anjo ausentou-se, e foi embora.

Então, para que se cumpra uma profecia, é preciso que haja um servo, uma serva de Deus, dispostos a obedecer a Deus.

Maria foi então a serva escolhida, e ele disse que ela seria mãe do seu próprio Salvador. Isto é o que a Palavra ensina sobre o Natal, como Jesus nasceu.

Top