Estudo para Senhoras – 18/12/2013

ASSUNTO: NOVAS DE GRANDE ALEGRIA

TEMA: A Adoração dos sábios do Oriente ao Senhor Jesus

“E, VENDO ELES A ESTRELA, ALEGRARAM-SE MUITO COM GRANDE JÚBILO.” Mt.2:10

INTRODUÇÃO:

Os anjos anunciaram de forma gloriosa o nascimento do Senhor Jesus.
Eles deram um sinal enviado por Deus, aos pastores de como eles identificariam O Salvador. Eles o encontrariam não num Palácio e nem em riquezas, como aguardavam os judeus, os religiosos, mas o encontraria numa manjedoura, envolto em panos, demonstrando ao mundo sua humildade, sua simplicidade. Ele nasceria como homem, profecia no Genesis, “o nascido de mulher, esmagaria a cabeça da serpente” (Gen 3:15). Isaias também profetizou a respeito da natureza humana do Senhor Jesus (Isaias 53: 2 e 3).

DESENVOLVIMENTO:

E tendo nascido Jesus em Belém da Judéia (profecia cumprida, profetizada por Miquéias) eis que uns sábios vieram do Oriente a Jerusalém.
Viram a Estrela e partiram para Jerusalém para adorar aquele que seria nascido Rei dos Judeus.
Os sábios do Oriente eram profundamente conhecedores de astronomia (não mágica) eram estudiosos dos astros.
Eles viram a estrela, os sábios do Oriente eram do oriente, eram gentios, não eram judeus, mas contemplaram a estrela e tomaram conhecimento de que nasceria um que seria o Rei dos Judeus, não tiveram a revelação trazida pelos anjos que foram procurar o menino na manjedoura como fora revelado aos pastores, mas foram procurá-lo no Palácio de Herodes.
Ao chegar ao Palácio indaga ao Rei Herodes: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos à estrela no Oriente e viemos adorá-lo.”

O Rei ouvindo isto se perturbou e toda Jerusalém com ele.
Herodes convoca a todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas para saber onde havia de nascer o Cristo, e eles responderam em Belém da Judéia, como estava escrito pelo profeta.
Herodes chama secretamente os sábios do Oriente e indaga a respeito do tempo em que a estrela lhes aparecera, então os envia a Belém e pede que quando eles encontrassem o menino era para participá-lo, pois também queria ir adorá-lo.
Tendo eles partido para Belém, a estrela que eles viram no Oriente ia adiante deles e não eles seguiam a estrela. Chegando a Belém a estrela se deteve no lugar onde estava o menino.
Eles vendo a estrela se alegraram muito, com grande alegria.
E entrando na casa, acharam o menino e Maria e prostrando-se, o adoraram e abrindo seus tesouros, lhe ofereceram dádivas: ouro, incenso e mirra. Eles deram presentes ao Senhor Jesus muito valiosos, presentes adequados a um Rei. Estes presentes: ouro, incenso e mirra simbolizam a identidade do Senhor e do que Ele realizaria e seria para com os homens.
Prestaram uma adoração digna que Ele merecia o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o perfeito, o justo, o Todo-poderoso, o Senhor do universo, o nosso Deus que é digno de receber toda adoração que a nossa alma lhe deve tudo de nós, o melhor de cada um de nós.
Aqueles homens depois que adoraram o Senhor Jesus tiveram uma revelação em sonhos por parte do Senhor Deus, que não voltassem para junto de Herodes, mas que partissem por outro caminho.
Eles tiveram um encontro com o Senhor Jesus. Encontraram a salvação, o salvador Jesus. Eles atenderam a revelação e não voltaram pelo caminho de Herodes, caminho de engano, caminho de morte, mas foram por outro caminho, caminho da Salvação, da vida, da verdade. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”
O encontro com o Senhor Jesus nos leva a um novo caminho, uma mudança total de direção. Obedecendo a Sua palavra temos a direção. Somos dirigidos pelo Espírito Santo e Jesus nasce em nós todos os dias da nossa vida.

CONCLUSÃO:

De forma gloriosa o Senhor Jesus se revelou e tem se revelado as nossas vidas, as profecias cumpridas do seu nascimento, vida, morte e ressureição tem nos dado motivos para glorificarmos ao seu santo nome. Como os sábios do oriente nós também somos gentios, mas a resplandecente Estrela da manhã se revelou a nós e nos deu um novo e vivo caminho e por ELE somos guiados.
Os presentes ofertados ao Senhor Jesus falavam profeticamente da sua vida. O ouro fala do seu poder e sua glória como Senhor e Deus, que operou no passado e tem operado em nossas vidas. O incenso fala de uma vida de oração e comunhão com o Pai e hoje ainda intercede por nós. A mirra que esmagada exala um perfume, o Senhor Jesus foi moído pelos nossos pecados e pelas suas pisaduras fomos sarados. A sua vida exalou um perfume suave que agradou ao Pai e hoje o bom cheiro de Cristo tem invadido as nossas vidas nos trazendo a paz. São novas de grande alegria o poder e as misericórdias do Senhor tem atravessado os séculos e chegado a nós, motivo de adoração ao seu nome.

“EU, JESUS, ENVIEI O MEU ANJO, PARA VOS TESTIFICAR ESTAS COISAS NAS IGREJAS. EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVI, A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ.” Ap. 22:16

Top
Leia o post anterior:
Estudos da Semana 09/12/2013

Estudo Bíblico para Senhoras ASSUNTO: Novas de Grande Alegria TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 2:10 Estudo para o dia 18 de Dezembro Mensagem sobre...

Fechar