Estudo para Senhoras – 19/02/2014

ESTUDO PARA SENHORAS – Quarta-feira – 19/02/2014
ASSUNTO: Levantar Defesas
TEMA: O Temor do Senhor

“…Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada.” Salmo 112.1-2

INTRODUÇÃO

Este Salmo fala das bênçãos reservadas àquele que é temente a Deus. O Senhor promete abençoar aqueles que o temem e que se deleitam na Sua Palavra. O Senhor os chama de bem-aventurados.
(A expressão “Temor do Senhor” significa: obedecer ao Senhor por amor).
A Bíblia declara frequentemente que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” Salmo 111.10
O temor do Senhor resulta em santificação na vida dos servos fiéis. Esse temor nos inspira a evitar o pecado e a nos desviar do mal, nos levando a sermos cuidadosos e comedidos no nosso falar, no nosso andar; a ter fé inabalável (dom de Deus); a viver, em todos os momentos, a Palavra de Deus.
O temor do Senhor é muito mais que uma doutrina bíblica. Ele é diretamente aplicável à nossa vida diária, de várias maneiras.
Primeiramente, se realmente tememos ao Senhor, temos uma vida de retidão, de obediência aos seus mandamentos, e damos sempre um “não” ao pecado.

Em Eclesiastes 12.13, vemos que o dever inteiro do homem resume-se em dois breves imperativos: “…Teme a Deus e guarda os seus mandamentos…”
Inversamente, aquele que se contenta em viver na iniquidade, assim faz porque: “…Não há temor de Deus perante os seus olhos…” Salmo 36.1-4
O alvo básico na educação dos nossos filhos é que vivam no temor do Senhor e andem em todos os seus caminhos; ensinando-os a obedecer ao Senhor, a amá-Lo, a ser-lhe gratos e servi-Lo de todo coração e alma.

Deuteronômio 10.12
Em Atos, vemos o temor do Senhor na vida da igreja primitiva resultando em paz, edificação e crescimento, com o consolo do Espírito Santo. Atos 9.31 Repetidas vezes, no seu discurso final aos israelitas, Moisés mostrou claramente o relacionamento entre o temor do Senhor e a obediência a Ele, com amor.
Segundo o salmista, temer ao Senhor equivale a deleitar-se nos seus mandamentos (Salmo 112.1) e guardar os seus preceitos (Salmo 119.63).
O Senhor Jesus nos deixou o maior exemplo de temor ao Senhor.
Em Isaías 11.1-3, lemos:
“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”
“E deleitar-se-á no temor do Senhor…”
Quão maravilhoso é sabermos que o nosso amado Salvador, como homem perfeito, quando esteve neste mundo, deleitava-se no temor do Senhor, obedecendo ao Pai em tudo, por amor.

APLICAÇÃO PROFÉTICA:

Como servos fiéis, buscamos incessantemente imitar esse atributo do Senhor Jesus: o atributo de nos deleitarmos no temor do Senhor. E Ele nos recompensará, como diz a Palavra de Deus.
Aqueles que temem ao Senhor sabem que “…bem sucede aos que temem a Deus…” Eclesiastes 8.12, não importando o que aconteça no mundo ao redor.
As bênçãos contínuas que recebemos da parte de Deus, especialmente, o perdão dos pecados e a salvação de nossas almas, nos levam a temê-Lo e a amá-Lo sempre, independentemente das provas e tribulações pelas quais estivermos passando.
Finalmente, o temor do Senhor nos confere segurança, consolo espiritual, paz, proteção, fé inabalável, um caminhar santo, um coração puro, um espírito reto; e o reconhecimento de que o Senhor Jesus é o nosso Salvador, que morreu na cruz do calvário para nos dar vida eterna, preparada para todos os que temem ao seu Santo Nome e amam a sua vinda, que tão breve se aproxima! Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor!
“O temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte.” Provérbios 14.27

Top
Leia o post anterior:
Estudos da semana – 10/02/2014

ESTUDO BÍBLICO PARA SENHORAS ASSUNTO: Levantar Defesas TEXTO FUNDAMENTAL: Salmo 112:1,2 ESTUDO PARA O DIA 19 DE FEVEREIRO Mensagem sobre...

Fechar