Estudo Reunião de Senhoras – 21/01/2015

Assunto: O DEUS EU SOU
Tema: EU SOU A LUZ DO MUNDO

Texto: João 8.12

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

INTRODUÇÃO

No princípio criou Deus os céus e a terra, e a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, quando as primeiras palavras de Deus foram ditas: “Haja luz”, e houve luz sendo a mesma manifestada por uma ordem direta de Deus. E viu Deus que a luz era boa, sem a luz não haveria vida.

O Senhor Deus fez separação entre a luz e as trevas.

A primeira ação Deus foi manifestar a luz a este mundo.

Em 1º João 1.5 a Palavra nos afirma: “… que Deus é luz e não há nele treva nenhuma.”

O evangelho de João começa dizendo que no principio era o verbo, e o verbo estava com Deus e overbo era Deus, mostrando a presença do Senhor Jesus, que é o verbo lá na criação. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.

Por isso o Senhor Jesus disse: “EU SOU A LUZ DO MUNDO.”

DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus veio ao mundo para suprir o homem da sua maior necessidade: a vida eterna.
Por isso Ele se apresenta como sendo a luz, a fim de guiar o homem no caminho da vida, pois o homem não conhece este caminho por estar nas trevas. Trevas é ausência de luz, ou seja, ausência de Jesus.

Deus Pai envia seu Filho Jesus, oferecendo ao homem a oportunidade de sair das trevas e andar na luz.

O projeto de Deus para a salvação do homem estava oculto ao mundo, até que se cumpre a profecia de Isaías 9.2 que diz: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz.’’

No nascimento do Senhor Jesus cumpriu-se a profecia de Isaías, revelando ao mundo a LUZ –JESUS. Todo aquele que segue a Jesus não anda em trevas. Andar na luz é ser guiado pelo Espírito Santo no caminho rumo à vida eterna.

Escolher andar na luz, e ter uma vida transformada, as trevas tornam-se luz.
Paulo teve um encontro com a luz – Jesus – e sua vida foi transformada.

A luz faz separação entre si mesma e as trevas. Andar na luz é ter os pecados perdoados, remidos pelo sangue de Jesus, como nos diz a Palavra: 1º João 1.7 – “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

O desejo do Senhor Jesus é que esta benção se estenda aos nossos familiares.

No passado, enquanto o Egito estava em trevas, na casa do povo de Israel havia luz.

O mundo anda em trevas, perdido, mas há um povo que tem sido guiado por esta luz, pela revelação de Jesus.

CONCLUSÃO

O Senhor Jesus é O DEUS EU SOU que fala aos corações revelando o oculto e o escondido.
Ele é o Deus revelador. Por isso Ele nos diz: “EU SOU A LUZ DO MUNDO.”

Jesus veio ao mundo como a providência do Pai, e se apresenta para suprir a necessidade da alma, que é a vida eterna. Por isso Ele é a luz que tira o homem das trevas, das amarras do pecado, da morte e o traz para a vida.

A luz identifica o homem com um projeto de vida, com o próprio Jesus. Por isso, o Senhor Jesus diz:“Vós sois a luz do mundo…’’ – Mateus 5.14.

Aquele que segue a Jesus está identificado com Ele, com a luz, e, assim pode refletir a luz gloriosa da salvação e testemunhar do poder de Deus.

Andar na luz é ter os olhos abertos, é ter segurança, paz, alegria e salvação. O Senhor quer nos guiar neste caminho de luz até raiar o amanhecer de um novo dia, quando o Senhor Jesus arrebatar a sua igreja, nós estaremos para sempre com Ele na glória.

Daniel 2.22– “Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.”

Top