Estudo Reunião de Senhoras – 28/01/2015

Assunto: O DEUS EU SOU
Tema: EU SOU A PORTA

Texto: João 10.9

“Eu Sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”

INTRODUÇÃO

Na Bíblia encontramos momentos onde o Senhor Deus se refere à figura da porta de maneira especial. Na saída do povo do Egito, para que Deus operasse livramento, o Senhor ordenou que o povo passasse o sangue do cordeiro sobre a verga e os umbrais das portas.

Na construção do Tabernáculo o Senhor orienta Moisés que fizesse tudo conforme o modelo que o Senhor lhe mostrou no monte e, assim, a cortinada da porta recebeu medidas e cores detalhadas.

O livro de Neemias nos fala da restauração dos muros e das portas da cidade de Jerusalém, e toda sua importância.
O próprio Senhor Jesus disse: EU SOU A PORTA.

DESENVOLVIMENTO

O Senhor Jesus usa a figura da porta para mostrar que há dois lados, isto é, uma separação.
Quando o Senhor Jesus diz EU SOU A PORTA, Ele faz uma separação entre o Reino de Deus e o reino deste mundo. Jesus faz um convite para que entremos pela porta. É um convite a uma mudança espiritual, deixando a vida de pecado para uma vida de santificação e deixando o Senhor Jesus nos guiar à eternidade.

Ele quer que sejamos suas ovelhas, para que Ele cuide de nós e assim encontraremos abrigo, pastagens, segurança, águas tranquilas (fonte da água da vida) refrigério da alma, alegria e paz, tudo que este mundo não tem. Mas para entrar por esta porta é necessário ser ovelha do seu rebanho, desejar ser guiado pelo bom Pastor.

Jesus é a única porta de salvação. Somente através desta porta temos acesso ao Pai. Esta porta nos tira deste mundo e nos faz entrar para a eternidade com Deus. O sacrifício de Jesus é esta porta aberta para a eternidade, basta somente crer, confiar.

João creu e foi arrebatado em espírito e viu uma porta aberta no céu, e uma voz como de trombeta que dizia: “sobe aqui” – (Apocalipse 4.1) – Depois João viu a nova Jerusalém com suas doze portas, cada porta era uma pérola única apontando para Senhor Jesus, e estas direcionadas aos quatro cantos da terra, mostrando que o convite para a salvação é para todos, onde os escolhidos entrarão para a grande festa das bodas do Cordeiro, e todos se assentarão à mesa no Reino de Deus.
Lucas 13.29

CONCLUSÃO

Jesus nos orienta a entrar pela porta estreita, e por uma porta estreita nós não entramos com bagagem (com a nossa razão) é você e o Senhor; uma decisão pessoal que se faz todos os dias.
É O DEUS EU SOU nos convidando para a salvação, EU SOU A PORTA, EU SOU O CAMINHO, EU SOU O SALVADOR, não há outro.

O sangue do cordeiro passado nas portas das casas dos hebreus no Egito apontava profeticamente para a porta que é Jesus, nossa salvação. A porta do Tabernáculo apontava para a pessoa gloriosa do Senhor Jesus.

As portas restauradas de Jerusalém apontavam para a operação restauradora de Jesus em nós.
Ele é a porta. Ele cuida de suas ovelhas. Quem entrar por meio de Jesus será salvo, terá vida eterna e tudo que necessita para ser liberto do pecado e viver a eternidade com Deus.

Um dia entraremos pelas portas da Jerusalém celestial, como viu o apóstolo João.
Veremos o nosso Salvador, aquele que nos diz: EU SOU A PORTA – se alguém entrar por mim, salvar-se-á. Jesus veio para que todos tenham vida e vida em abundância, vida eterna.

“Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão.” – Salmos 118.20

Top