Estudos Bíblicos para Escola Dominical – 17/11/2013

ASSUNTO: Doutrina de Dons Espirituais no Novo Testamento
TEXTO FUNDAMENTAL: I Coríntios 12:8-11

Em I Coríntios 12:8-11, Paulo fala acerca dos dons espirituais.

ATIVIDADES
1. IDENTIFICAR E COMENTAR UM TEXTO BÍBLICO NO NOVO TESTAMENTO EM PARA CADA UM DOS ÍTENS ABAIXO:
– Dons de curar no ministério do Senhor Jesus
– Operação de maravilhas na experiência de Pedro
– Dom de ciência na experiência de Paulo

2. FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

INTRODUÇÃO

A) DONS DE CURAR NO MINISTÉRIO DO SENHOR JESUS

TEXTO DE: LUCAS… – a cura da mulher do fluxo de sangue
TEXTO DE: MARCOS 3:5 – a cura do homem da mão mirrada
TEXTO DE: MARCOS 10:46 – a cura do cego Bartimeu
“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho, mendigando”.

COMENTÁRIO – O cego Bartimeu, à beira do caminho mendigando. Ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. Jesus perguntou o que ele queria, e ao ouvir que queria ver, disse-lhe: Vê. E ele viu e passou a seguir a Jesus pelo caminho. 

SENTIDO PROFÉTICO:
É o tipo do homem que conhece a Jesus, mas está parado no caminho e por isso não vê. Tem muita religiosidade, conhece Bíblia, mas não teve uma experiência de Jesus se revelar a ele.

 

 

B) OPERAÇÃO DE MARAVILHAS NA EXPERIENCIA DE PEDRO

TEXTO DE: ATOS 9:40 – A ressurreição de Tabita.
TEXTO DE: ATOS 3:1-6 – A cura do coxo na Porta Formosa.
TEXTO DE: ATOS 5:14-16 – A sombra de Pedro levantando enfermos.
“14  E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais,15  de sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.16  E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados”.

COMENTÁRIO – Com o crescimento da igreja a assistência às pessoas tinha que ser até no meio da rua, pois não cabiam todos nos lugares de reunião. Com isso alguns que eram cobertos pela sombra de Pedro, quando ele passava, eram levantados curados de enfermidades físicas e espirituais. Não havia qualquer poder miraculoso na sombra de Pedro, mas o que havia nele era o reflexo da presença de Jesus em sua vida. Uma sombra só é projetada quando uma luz incide sobre um corpo sólido. Pedro tinha a luz, ou seja, a revelação de Jesus refletindo nele e era isso que levava os enfermos a serem curados e se levantarem de duas camas. 

SENTIDO PROFÉTICO:
A igreja fiel de Jesus é o corpo de Cristo e como tal, a sombra que ela projeta é o resultado da luz de Jesus, ou seja, a revelação dEle, que ela reflete. Todos os que se colocam debaixo da sombra proveniente da incidência dessa luz de Jesus no meio da igreja, esses são levantados também de suas acomodações na vida espiritual. Quando o membro integrado ao Corpo de Cristo, se põe à sombra desse “corpo”, é que ele recebe o descanso, a cura e o renovo das forças para caminhar. Ele então se levanta de sua cama, ou seja, de seu comodismo. Esta é a grande maravilha ou o grande milagre.

 

 

C) DONS DE CIENCIAS NA EXPERIENCIA DE PAULO

TEXTO DE: ATOS 18:9-10 – A visão com o Senhor falando a Paulo.
TEXTO DE: ATOS 16:9-10 – A visão do varão da Macedônia
“E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.”.

COMENTÁRIO – A visão que Paulo teve foi quando esperou uma orientação do Senhor sobre a direção a ser tomada, visto que intentando ir para a Ásia o Espirito Santo impediu e intentando ir para a Bitinia o Espirito Santo não lhe permitiu. Assim a Obra do Senhor foi realizada alcançando a Macedonia e Filipos.

SENTIDO PROFÉTICO:
Através do dom de ciência o Espirito Santo tem dado as revelações para a realização da obra do Senhor nos nossos dias, quando orienta tudo e dá toda a direção a ser tomada no trabalho de evangelização. Não se faz a obra pela vontade do homem, mas do Espirito Santo.

Top