Estudos Bíblicos para Senhoras 10/04/2013

ESTUDOS BÍBLICOS PARA SENHORAS – 10/abr/13

            – ASSUNTO: A REJEIÇÃO DO SENHOR JESUS

            – TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 21:42

 

ATIVIDADE:

FALAR SOBRE O SENTIDO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO USADA PELO SENHOR JESUS, EM MATEUS 21:42 QUANDO SE REFERE À PALAVRA “PEDRA”.

==============================================

LEITURA DO TEXTO: – Mateus 21:42 – (JFA-ERC-1995)

 

“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos?”

 

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

NOTA: as informações deste estudo servirão de ajuda para a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

 

INTRODUÇÃO

As palavras do Senhor Jesus estão no contexto de uma parábola que tinha acabado de contar, que é a Parábola dos Lavradores Maus. O Senhor da vinha lhes toma das mãos para arrenda-la àqueles que cuidariam bem dela e a fariam produzir seus frutos. Nesse contexto o Senhor Jesus cita as Escrituras no Salmo 118:22-23, falando da rejeição de Israel a Ele, à semelhança daquilo que ocorre na parábola dos trabalhadores maus que rejeitaram o filho do pai de familia da parábola.

No contexto da parábola o Senhor Jesus deixa claro no verso 43 que a vinha representa o reino de Deus, e que a rejeição a esse reino pelos principes dos sacerdotes (vs. 45) levaria o Senhor a arrendá-lo a outra nação. O reino foi tirado das maos dos trabalhadores maus e dado àqueles que iriam valorizar esse reino, que seria a igreja retirada dentre os gentios.

Os trabalhadores maus foram assim chamados porque rejeitaram o filho do pai de familia, dono da vinha, ao matá-lo. Os edificadores fizeram o mesmo ao rejeitarem a pedra principal de esquina.

 

I – SENTIDO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO USADA PELO SENHOR JESUS, EM MATEUS 21:42 QUANDO SE REFERE À PALAVRA “PEDRA”.

 

FIGURAS NO TEXTO:

  1. A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: aquela que é usada como o fundamento da edificação do templo.
  2. OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: O Senhor Jesus estava se referindo a Israel no Velho Testamento

 

SENTIDO PROFÉTICO

  1. A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: o Senhor Jesus, como o único fundamento da grande edificação espiritual do templo do Espirito Santo que são as nossas vidas.
  2. OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: aqueles que rejeitam o Senhor Jesus substituindo-o por outro fundamento da sua fé.

 

A palavra “pedra” usada pelo Senhor Jesus está no mesmo contexto da parábola, pois o reino de Deus consiste na grande edificação do templo espiritual das nossas vidas, feita pelo Espirito Santo. A principal pedra de esquina que sustenta toda a construção desse grande templo espiritual é o Senhor Jesus, pois ele é o único fundamento da nossa fé.

A pedra que os edificadores rejeitaram era destinada à sustentação da construção na edificação do templo. Ao rejeitarem a pedra principal de esquina, o sedificadores puseram outra no lugar dela. Também a rejeição ao Senhor Jesus como fundamento para a edificação espiritual da fé implica na substuição dEle por outro fundamento.

 

O Sentido profético dado pelo Senhor à palavra “pedra”, é para falar de si mesmo, pois Ele é o único fundamento da edificação do grande templo espirtual que o Espirito Santo faz em nossas vidas, conforme diz o apóstolo Pedro em Atos 4:10-12. No verso 12 o próprio Pedro diz que nenhum outro nome foi dado pelo qual devamos ser salvos. Por isso, nem Pedro, nem qualquer outra pessoa substitui Jesus, pois somente ele é a principal pedra de esquina, ou cabeça de ângulo.

 

Ela se torna pedra principal de esquina, não para aqueles que a rejeitam, mas para aqueles que edificaram suas vidas espirituais sobre ela como único fundamento. Aqueles que a rejeitam é porque não dão valor a ela, mas para nós que a temos como único fundamento da nossa edificação espiritual, ela é a pedra viva, como diz o apóstolo Pedro. “E, chegando-vos para ele – pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” 1 Pedro 2:4

 

Por que isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? Porque o Pai, pela sua grande misericordia, concedeu a nós os gentios, a igreja, a bênção de fazer parte da grande edificação espiritual no reino de Deus, por termos aceitado o Senhor Jesus como nosso único salvador. Isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. A grande maravilha está em o Pai, que fez isso, ter tido misericórdia de nós.

Em Romanos 9:33, Paulo diz: “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido”.

João lembra-nos essa maravilha quando diz no capítulo 1, versos 11 e 12: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”,

 

Pelo fato de termos a benção do Espiito Santo, a igreja fiel é a casa espiritual viva, pois é corpo de Cristo. A edificação da igreja vem através dos dons espirituais e das operações do Espirito Santo. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1 Pe 2:5.

 

O Senhor Jesus é o único fundamento tanto na doutrina do Velho quanto na do Novo Testamento, pois todos os profetas falaram sobre Ele e os apóstolos confirmaram essa doutrina no Novo Testamento. A igreja é um edificio bem ajustado, pois sua edificação está sobre esse fundamento que é Cristo. Ela é templo santo do Senhor e morada de Deus no Espírito Santo. Efésios 2:20-22.

 

CONCLUSÃO

A Palavra na revelação possui vida, pois ela é profética. Há os que ficam só com o sentido literal da Palavra, pois não conhecem a revelação. Pessoas que escrevem sobre “a pedra”, é pensamento isolado da letra e a grande preocupação deles é argumentar.

 

O que é REJEIÇÃO AO NOME DE JESUS?

É quando alguém substitui Jesus como a pedra de ângulo, ou pedra de esquina. A rejeição a Jesus envolve uma substituição dele por outra pessoa. Por exemplo: Pedro não substitui Jesus, pois ele não é o fundamento da edificação da igreja fiel de Jesus. O fundamento é Jesus. Nada substitui o sacrifício do Senhor Jesus pelos nossos pecados e isso é que é maravilhoso aos nossos olhos, pois foi o Senhor quem fez isso.

Top