Lição para CIA – 12/01/2014

Lição 1 – para 12-jan-2014
Assunto: 3ª Carta – À Igreja de Pérgamo
Texto: Ap 2:12-17

INTRODUÇÃO
Vocês lembram-se do diácono Estevão, que morreu apedrejado, cheio do poder de Deus e não negou a fé.
Naquele tempo Saulo, que depois se converteu e foi chamado Paulo, guardou as vestes dos que o apedrejaram. Então Antipas, diácono como Estevão, fiel testemunha do Senhor, também foi morto na perseguição que se estendeu desde Éfeso até Pérgamo. Esmirna sofreu muito também.
E por que contamos a respeito da igreja de Pérgamo?
Porque o inimigo entrou e passou a trabalhar no governo de Constantino, Imperador de Roma, no ano 312 d.C. e ligou aquele império do mal com a igreja.
Na carta à igreja de Pérgamo, João nos conta esta história.

O que significa Pérgamo?
Significa casamento mau (pervertido).
A carta é para lembrarmos que se ligar às obras do mal, casamentos com o mundo, não dá certo.
Então o Senhor se apresentou (Ap 2:12) como Aquele que tem a espada de dois fios.

Como já sabemos, primeiro o Senhor se apresenta, depois ele diz: “Sei as tuas obras e sei que o inimigo quer habitar no meio da Igreja, fazendo coisas ruins para destruí-la, ensinando o que no passado Balaão fez, que foi tirar dinheiro através das coisas santas, ensinando idolatria. Mas o Senhor diz que mesmo com estas coisas horríveis Ele ensina o que se deve fazer. Os servos fiéis queriam o bem. “Arrepende-te para que Eu não os fira com a espada de dois fios que sai da minha boca”. Sabem o que significa isto? A Palavra dele é que nos julga. Não temos desculpas, por isto a estudamos.

Recompensa
“Ao que vencer darei a comer do Maná escondido.” (Ap 2:17). O maná foi o alimento do povo do Senhor durante a caminhada pelo deserto.
Na nossa caminhada pelo deserto deste mundo nós o encontramos, está escondido. Onde? Na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. É uma promessa de sustento.
Vocês já sabem a bênção para aqueles que leem, para os que ouvem, e para aqueles que guardam a palavra. (Ap 1:3).
“Darei uma pedra branca e na pedra um novo nome para cada um e ninguém conhece este nome a não ser quem o recebe”. (Ap 1:17).
Você quer saber que nome você terá? Permaneça fiel porque esse é o trato entre você e o Senhor.
Glória a Deus por este ensino!

Deus nos guarde até aquele dia.

Top
Leia o post anterior:
Lema 2014 – Fp 4:19

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em Glória, por Cristo Jesus." Filipenses 4:19

Fechar