Lição para Crianças Intermediários e Adolescentes 21/10/2012

Assuntos da 2ª Aula: Pedro e outros Discípulos são buscados pelo Senhor

Texto: João 21:1-17
Data: 21/10/2012
Pedro e Outros Discípulos são Buscados pelo Senhor

João 21:1-17 – “Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discí­pulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:…”

INTRODUÇÃO

João 17:6-9
O Senhor Jesus vivia seus últimos dias na terra e sua grande preocupação estava em ensinar as palavras do Pai para seus discípulos e também aos que haveriam de crer nele, como as pessoas de hoje que o aceitaram como Salvador.
O Senhor Jesus orou ao Pai intercedendo por eles e por nós.
Quando Jesus foi preso no Getsêmani seus discípulos estavam com ele e Pedro viu a perseguição a ele feita na orientação do Sumo Sacerdote e, cheio de zelo, feriu o servo do Sumo Sacerdote (Malco) e cortou-lhe a orelha com a espada. Jesus viu e tocou na orelha do moço, o curou e disse a Pedro: “Não faça isso. Eu vou beber o cálice que o Pai me deu.” Isto queria dizer: O Pai e eu acertamos algo muito importante: Eu sou o Cordeiro de Deus que vai dar a sua vida, o seu sangue, em favor de todos os que querem ser salvos. João 18:10-11.

PEDRO NEGA A JESUS
Bem, Jesus foi preso e Pedro assistiu tudo. Quando os ímpios fizeram uma fogueira para se esquentarem, porque estava frio, uma criada viu a Pedro e disse: Esse é discípulo de Jesus!

Ele disse: – Não sou, nem conheço este homem! Outras pessoas fizeram essa afirmação e ele negou Jesus por três vezes e, vejam bem, Jesus sabia que isso ia acontecer. Acontece com qualquer um de nós que vai se abrigar no meio dos ímpios. O calor da fogueira não aqueceu a alma de Pedro.

Mas Jesus é tão bom! Na terceira vez que Pedro o negou, olhou para ele. Que tristeza! Pedro viu o olhar do Senhor. Afastou-se, saiu daquele meio e chorou, chorou com arrependimento.

Servos do Senhor, vamos logo aprender: Em vários momentos vocês deverão fazer escolhas entre aceitar Jesus ou negá-lo. Vale a pena se afastar e se reunir junto ao calor da fogueira do ímpio? Não vale nada. O calor da fogueira dos ímpios é terrível, afastou Pedro e nos afasta também.

O SENHOR JESUS VAI BUSCAR PEDRO E OS OUTROS DISCÍPULOS

Jesus foi crucificado, morto, todos viram, mas no terceiro dia ressuscitou como prometeu.

Os discípulos ficaram tristes, muito tristes. O que será de nós?

Pedro disse: Vou voltar a fazer o que eu fazia antes: “…Vou pescar.” Jo 21:3. Os que estavam perto disseram: Nós vamos também.

Viram como precisamos vigiar para não irmos para a fogueira dos inimigos de Jesus, fazer rodinhas de conversa? Depois dizer: Não quero mais ir glorificar ao Senhor, estou desanimado.

 

João 21:1-3

Pois foi isto que se deu. Todos foram pescar. Voltaram à velha vida. Que tristeza! Pescaram a noite toda e de manhã voltaram vazios.

Que coisa!

Então alguém estava na praia vendo tudo. Era Jesus. Eu diria: Que vergonha!

Jesus disse logo: “Filhos tendes alguma coisa que comer”? João 21:5.

Responderam: – Não!

E quem sai da presença de Jesus tem algum alimento? – Nenhum.

João disse “é o Senhor”. E quando Pedro soube que era Jesus, colocou  sua túnica e pulou no mar.

E Jesus disse: “Lança a rede” e lançaram e pescaram 153 grandes peixes.

Encontraram brasas, peixe assado, pão e o belo convite para quem estava com fome: “Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Sabendo que era o Senhor. Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.” João 21:12-13.

Naquele momento Jesus dava Pão e peixe, mostrando a eles que a alegria maior é ser pescador de homens e foi para isto que Jesus os chamou.

Jesus foi ao encontro de todos e a Pedro ele restaurou na frente de todos. Como ele havia negado Jesus por três vezes, Jesus lhe perguntou três vezes se ele o amava. A bênção para Pedro foi ser enviado para apascentar as ovelhas e também convidado a seguir Jesus, depois de confessar que O amava:

1ª vez – “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.” João 21:15.

2ª vez – “Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” 21:16

3ª vez – “Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21:17.

Jesus também, hoje, está vivo no nosso meio e quer abençoar os seus filhos.

Top