Palavra ao Professor – 07/06/2014

ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS – 07/06/2014
TEMA: O Culto
ASSUNTO: O Culto da Saída
TEXTO FUNDAMENTAL: Êxodo cap 12

 

Dentre os elementos do culto da saída do Egito, conforme Êxodo 12:8, comentar o sentido profético dos seguintes elementos:

– O Cordeiro
– O Pão Asmo
– As Ervas Amargosas

 

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

LEITURA DO TEXTO FUNDAMENTAL:
– EXODO 12:8 – (JFA-ERC-1995)

“E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão”.

OBSERVAÇÕES:

1. Os jovens e obreiros podem ser divididos em três diferentes grupos para que cada um comente sobre um item da atividade.
2. Sugerimos que entre os jovens e obreiros sejam separados alguns irmãos para participarem das tarefas propostas nesta lição.
3. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:

– PÃO ASMO ou ÁZIMO: pão sem fermento.

 

INTRODUÇÃO

A saída do Egito, após 430 anos que chegaram ali, marcou a chegada da libertação para Israel. A igreja vive profeticamente o mesmo momento, pois ela está de partida, deixando o mundo para sempre.
O culto ali era o culto da família reunida: o pai falando para os filhos a respeito do culto, respondendo as perguntas deles. O culto é uma reunião com o Pai. Por isso o culto é o momento de intimidade entre o Pai e a família.
Não se trata de um culto formal, mas é uma reunião com o Pai.
Era o culto da partida dos filhos de Israel do Egito em que Deus estava preocupado com as perguntas que as gerações futuras iriam fazer acerca daquele culto (Êxodo 12:26-27).
Todos os atos desse culto foram revelados pelo Senhor e os seus elementos se tornaram figura dos elementos do verdadeiro culto a Deus que seria prestado pela igreja fiel pela intermediação do Senhor Jesus.

COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DOS SEGUINTES ELEMENTOS:

1. O CORDEIRO: EXODO 12:8a
“E naquela noite comerão a carne (DO CORDEIRO) assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão”.
O cordeiro era o elemento básico e central do culto. Era o seu sangue passado nas ombreiras (ou umbrais) e vergas das portas que garantia o livramento de morte para os primogênitos nas casas dos israelitas.
O carne do cordeiro assada no fogo era o alimento básico posto à mesa para alimentar os israelitas naquele culto da saída do Egito, porque no dia seguinte eles precisariam estar fortalecidos fisicamente para a grande caminhada de travessia do deserto rumo à Terra Prometida.

SENTIDO PROFÉTICO:

O Senhor Jesus é a base e o centro do culto da igreja. Quando iniciamos o culto pedindo ao Pai para passar o Sangue de Jesus na porta do nosso coração, a morte não entra nos nossos cultos. A partir daí não existem manifestações de morte nos cultos como pessoas oprimidas caindo no chão, dando espetáculos. Ao contrário a manifestação é somente de vida.
A presença do Senhor Jesus no nosso culto é o alimento que não pode faltar para alimentar a alma da igreja nesta hora em que ela se prepara para a sua saída deste mundo. É o alimento que fortalece espiritualmente a igreja para a grande caminhada pelo deserto deste mundo rumo à Canaã celestial.

 

TAREFA:
Identificar no culto um momento em que se cumpre no Senhor Jesus presente no culto a figura da carne do cordeiro assada no fogo.
Resposta: quando a palavra pregada no púlpito é revelada pelo Espirito Santo e, assim, ela alimenta a alma da igreja.

COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DOS SEGUINTES ELEMENTOS:

2. O PÃO ASMO: EXODO 12:8b
“E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com PÃES ÁZIMOS; com ervas amargosas a comerão”.
O pão asmo ou ázimo era assim, porque não continha fermento. Era um pão sem aparência. O fermento descaracteriza a forma genuína do pão, pois o faz inchar.

SENTIDO PROFÉTICO:

O pão é símbolo da Palavra. A Palavra, no culto deve ser sem fermento, ou seja, deve ser pura. Não pode conter o fermento da letra, da razão, da argumentação do pregador.
O fermento representa as coisas do homem para dar aparência.
Para se pregar a palavra não é necessário o argumento da razão humana, porque a Palavra que prega somente o Senhor Jesus é graça, é unção e é suficiente para alimentar a alma.
Jesus é o pão da vida, sem fermento (que são as coisas do homem, para dar aparência), mas puro e consistente (revelação). Jesus advertiu os discípulos contra o fermento dos fariseus (religião, aparência de santidade, incredulidade, etc.).

TAREFA:

Dar alguns exemplos do significado de pão ázimo no culto:
– cantar louvores de exaltação somente ao nome do Senhor Jesus
– pregar a palavra na revelação do Espirito Santo

COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DOS SEGUINTES ELEMENTOS:

3. AS ERVAS AMARGOSAS: EXODO 12:8c
“E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ERVAS AMARGOSAS a comerão”.

A erva amargosa era o elemento do culto que lembrava aos israelitas as amarguras que passaram no cativeiro do Egito. Elas faziam parte do alimento que era servido à mesa do israelita no culto da saída do Egito, porque tinham a utilidade de servir como elemento digestivo da alimentação.

SENTIDO PROFÉTICO:

As amarguras que nós estamos sujeitos a passar neste mundo são a lembrança para nós de que nesse mundo sempre temos aflições. Todavia, quando cultuamos ao Senhor elas são transformadas em doçuras, porque o Senhor Jesus levou sobre si toda a amargura do pecado. A boa assimilação do alimento está no fato de que as nossas lutas e aflições podem ser até amargas para a carne, mas são doces para o nosso espírito, porque com elas buscamos mais ao Senhor e Ele nos consola. No culto da igreja fiel o louvor, a mensagem, os dons espirituais sempre transformam amarguras em doçuras.

 

TAREFA:
O que é cultuar a Deus comendo erva amargosa, no sentido profético?
Resposta: é quando se entra no culto com lutas e sai com as lutas vencidas. Entra triste e sai alegre, entra enfermo e sai curado. É quando há livramentos, libertações e salvação no culto.

Top
Leia o post anterior:
Estudo para Senhoras – 11/06/2014

ASSUNTO: "LOUVOR AO REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES QUE REINA ETERNAMENTE". TEMA: AQUELE QUE É MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA...

Fechar