Palavra ao Professor – 10/05/2014

ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS – 10/05/2014
TEMA: O Culto
ASSUNTO: O Culto que Agrada a Deus
TEXTO FUNDAMENTAL: Miqueias 6:6-8

Com base no texto de Miqueias 6:6-8, comentar o sentido doutrinário do Culto que Agrada ao Senhor.
Fazer a aplicação profética

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

LEITURA DO TEXTO FUNDAMENTAL:
– MIQUEIAS 6:6-8 – (JFA-ERC-1995)

“6 – Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7- Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma? 8 – Ele te declarou, ó homem, O QUE É BOM; e que é o que o Senhor pede de tí, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência e andes humildemente com o teu Deus?”

OBSERVAÇÃO: sugerimos que os jovens e obreiros podem separem alguns irmãos para participarem das duas atividades propostas nesta lição.
Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:

– CULTO (LITURGIA): palavra proveniente do Grego usada para a prestação de um serviço voluntário ao governo.
– MIQUÉIAS: Quem é como o Senhor?
– BENEFICÊNCIA: causar bem ao próximo; bem fazer ou benfeitoria.
– JUSTIÇA: virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete.
– HUMILDEMENTE: ausência completa de orgulho.

INTRODUÇÃO

– MIQUEIAS 6:6a
“6 – Com que me apresentarei ao SENHOR e me inclinarei ante o Deus Altíssimo…?”
O culto no Velho Testamento era uma composição de ritos e formalidades que definiam os propósitos de Deus e conclamava o povo para junto dEle. Sobre essa conclamação, o profeta Miqueias fala acerca da forma de se apresentar ao Senhor e se inclinar perante Ele, ou seja, a forma de cultuar ao Senhor.
Uma das características do culto do Velho Testamento quanto a cultuar ao Senhor, era de que ninguém deveria comparecer perante o Senhor de mãos vazias. Quanto maior quantidade se levava nas mãos para se apresentar diante do Senhor, maiores bênçãos eram advindas das mãos dEle.
Nos dias do profeta Miqueias, essa ideia estava sendo praticada no conceito meramente material, costumeiro e de esforço humano, de forma que os que faziam maiores ofertas se gloriavam em cima dos que faziam menores ofertas, dizendo-se mais abençoados. Isso além dos sacrifícios e ofertas serem feitos sem que isso expressasse uma forma de vida e sim, um mero ritualismo. Daí o profeta fazer esse reclame da parte do Senhor.
Hoje a preocupação da igreja ao cultuar ao Senhor é perguntar antes a ELE PRÓPRIO quais as orientações o Senhor tem para o culto e o Senhor, através dos dons espirituais declara toda a vontade dEle para o culto. Isso a igreja faz através do Culto Profético.

COMENTAR O SENTIDO DOUTRINÁRIO DO CULTO QUE AGRADA AO SENHOR COM BASE NO TEXTO DE:
– MIQUEIAS 6:6b e 7
“…Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7- AGRADAR-SE-Á O SENHOR de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma…?”

As perguntas do profeta, a partir da segunda, demonstram o entendimento que se tinha em Israel nos seus dias quanto à forma de comparecer diante do Senhor. Quanto maior era a oferta do culto ao Senhor, mais o israelita entendia que seria abençoado. Era, portanto, um entendimento de culto feito com base nas obras e no esforço humano e numa troca de favores com Deus. Era uma forma de culto dissociada da prática da justiça, do amor à beneficência e do andar humildemente com o Senhor.
Isso levava o israelita a se gloriar pela oferta feita do Senhor, como foi o caso do fariseu que na sua oração não teve humildade diante de Deus e por isso não foi justificado como foi o publicano (Lc. 18:10). Nesse sentido, inclusive, o Senhor Jesus enalteceu a oferta da viúva pobre dizendo que, para Deus, ela deu mais do que os outros (Mc.12:43).
O Senhor não estava recusando, através do profeta, o tipo de oferta que se fazia a Ele, pois era o que prescrevia a Lei da Moises, inclusive santificar (dedicar) o primogênito ao Senhor, (Ex. 13:2), mas estava ensinando que essa forma de fazer culto a Deus não podia ser dissociada da prática da justiça, do amor à beneficência e do andar humildemente com o Senhor.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

Agradar-se á o Senhor…? Deus não se agrada de um culto material baseado na fartura de coisas materiais. O culto da prosperidade material é do agrado somente do homem.
Milhares de carneiros: não é o culto das multidões que vai agradar ao Senhor. Não é o culto comandado pelas grandes massas humanas que ditam a forma de se cultuar ao Senhor, pois fazem isso porque não têm a direção do Senhor.
Dez mil ribeiros de azeite: o azeite é figura do Espirito Santo como o combustível que tornam acesas as candeias pelo o fogo do Senhor. Isso não parte de nós, mas é recurso que vem da manifestação do Espirito Santo. Não é fogo que sobe, mas fogo que desce do alto, pois a unção do azeite é para que o fogo caia sobre nós e não para que o fogo suba a partir de nós.
O único primogênito que Deus aceita no culto que agrada a Ele, é o Senhor Jesus, pois só o sangue de Jesus nos resgata das nossas transgressões. Quando iniciamos o culto a Deus, clamamos pelo sangue de Jesus, esse culto é aceito por Deus, como foi o culto de Abel, o de Abraão em Moriá e o de Davi na eira de Araúna.

O fruto do ventre pelo pecado da minha alma fala da salvação gerada pelo Espirito Santo no nosso interior, que e o Senhor Jesus vivo dentro de nós. O culto a Deus não é algo que nós geramos a partir de nós mesmos, mas que é gerado pelo Senhor em nós. O culto não é feito conforme o adorador quer, mas conforme quer AQUELE QUE É ADORADO, que é o Senhor.
Não somos nós que determinamos o tipo de culto que queremos oferecer a Deus, dando nomes ou títulos aos cultos, mas é o Senhor quem determinada como quer ser cultuado. Por isso nosso culto é profético, ou seja, o culto feito conforme a vontade de Deus e não do homem ou da carne.
Na igreja, o culto que agrada ao Senhor não é ser baseado em uma troca de favores com Deus, nem tão pouco nos gloriarmos por aquilo que oferecemos a Deus no culto, pois a glória pertence a Ele. O culto que agrada a Deus consiste em dar a Deus aquilo que primeiro se recebe dEle. No culto a Deus temos necessidades de que Ele nos atenda as nossas petições, mas também temos a oferecer a Ele nossa gratidão e nosso louvor pelas bênçãos que temos recebido dEle.
Ana suplicou de Deus um favor no culto, mas ao mesmo tempo ofereceu a Deus o fruto desse favor, dedicando Samuel ao Senhor, mesmo antes de ele ter sido concebido.
Não servimos ao Senhor por ritualismo, ou mera formalidade religiosa, ou mesmo devoção religiosa como se fosse uma rotina ou um costume. O Senhor nos ensina isso também em Oséias 6:6: “Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”.

UMA TAREFA EM AULA:

À semelhança do que fez Ana quando no seu pedido a Deus, fez ao mesmo tempo uma entregava a Deus do resultado desse pedido, que foi Samuel; (I Samuel 1:11, 27-28);
Você seria capaz de citar uma experiência de alguém que no seu pedido a Deus em oração fez também alguma entrega ao Senhor? Você mesmo já teve uma experiência assim? Conte-a.

COMENTAR O SENTIDO DOUTRINÁRIO DO CULTO QUE AGRADA AO SENHOR COM BASE NO TEXTO DE:
– MIQUEIAS 6:8
“Ele te declarou, ó homem, O QUE É BOM; e que é o que o Senhor pede de tí, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência e andes humildemente com o teu Deus?”

Aquilo que é bom é o mesmo que agradável ao Senhor e isso é sempre o que Deus declara ao homem. O que é bom e agradável a Deus, é sempre o que vem de Deus, e o que vem de Deus é bom para todo o povo. Moises para construir o tabernáculo atendeu a 50 recomendações do Senhor quanto a fazer conforme o modelo que lhe fora mostrado no monte Sinai, pois o modelo dado pelo Senhor é o que agrada a Ele.
Deus sempre declara, ou seja, revela, através do Espirito Santo como deve ser o culto que agrada a Ele.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

O que o Senhor pede do seu povo?
A justiça: o justo é aquele que é justificado pela fé no Senhor Jesus, portanto o sentido bíblico de justiça está ligado à salvação e é por isso que precisamos praticar, pois a salvação é dinâmica. Nossos atos de justiça estão ligados ao processo de salvação em nós.
Praticar a justiça fala da prática do Clamor pelo Sangue de Jesus no início dos nossos cultos, sem o Clamor não temos condições de nos apresentar diante de Deus. É o Sangue de Jesus que nos justifica.
A beneficência: é preciso amar a beneficência, pois amá-la significa oferecer mais do que a justiça requer. Fazemos isso através da oração que é transferência de amor.
Andar humildemente: fala da caminhada, do andar com Deus na humildade, ou seja, sem questionar, sem murmurar, sem discutir, sem contestar aquilo que o Senhor revela. O culto da igreja é feito com humildade, porque humildade é a disposição total de aceitar sem reclamar ou discutir e também obedecer e submeter-se àquilo que o Senhor nos “declara”, ou seja, que Ele revela. É o temor do Senhor que leva a igreja a andar humildemente com o seu Deus. A perda do temor leva ao orgulho, à vaidade e à presunção.

UMA TAREFA EM AULA:
PERGUNTA: Você seria capaz de citar algumas formas de “andar humildemente com Deus” na vida da igreja?
RESPOSTA:
1.     Obediência às revelações orientadas pelo Espirito Santo, sem questionar;
2.     Participar das reuniões e dos cultos como forma de vida;
3.     Zelar pelo cumprimento das orientações do Senhor para a igreja;
4.     Aceitar as correções do Senhor, através das exortações da Palavra.

Top