Palavra ao Professor – 11/01/2014

ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS – 11/01/2014

ASSUNTO: A PALAVRA VIVA

TEXTO FUNDAMENTAL: OS EVANGELHOS

 

CONFORME OS TEXTOS ABAIXO, O SENHOR JESUS CUROU TRÊS CEGOS DE FORMA DIFERENTE.

IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DE CADA UMA DAS CURAS.   

 

MARCOS 10:46-52 (O CEGO BARTIMEU)

MARCOS 8:22-26   (O CEGO DE BETSAIDA)

JOÃO 9:5-7             (O CEGO DE NASCENÇA)

                                                      

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

INTRODUÇÃO

Os Evangelhos relatam que o Senhor Jesus operou muitos sinais e entre esses sinais muitas curas e entre essas curas abriu os olhos aos cegos. Em cada uma das curas de cegos, o propósito do Senhor foi nos trazer ensinos sobre salvação. Curou os cegos cada uma de uma forma diferente, para nos dar diferentes ensinos acerca de salvação.

O que é o cego? O cego é aquele que não vê, porque a visão está ligada à luz. Para ver é necessário luz. Ver é o ato da salvação. Porque Jesus se revela e, ao refletir a revelação de Jesus é que se vê. Para a salvação é preciso ver, ou seja, refletir a luz, a revelação.

Por isso o profeta Isaías no VT disse: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz…” – Depois, no NT, o Senhor Jesus confirma isso dizendo: “Eu sou a luz do mundo…”.

 

IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DE CADA UM DOS TRÊS CEGOS QUE O SENHOR JESUS CUROU. 

A CURA DO CEGO BARTIMEU:- MARCOS 10:46-52

A FORMA COMO JESUS OPEROU A CURA:

O cego Bartimeu estava à beira do caminho mendigando. Ele clamou dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Jesus perguntou o que ele queria, e ao ouvir que queria ver, disse-lhe: Vai, (ou vê) a tua fé te salvou. E logo viu e passou a seguir a Jesus pelo caminho.

IDENTIFICAÇÃO DO SENTIDO PROFÉTICO:

O texto está falando do homem que conhece a Jesus, mas está parado à beira do caminho e por isso não vê. Está numa igreja, conhece Bíblia, porque sabe que Jesus é da descendência de Davi, mas não teve uma experiência de Jesus se revelar a ele e por isso está à beira do caminho mendigando.

TAREFA: Fazer uma pequena dinâmica de classe.

Objetivo: identificar a Palavra Viva.

 

1) Quem ele viu quando Jesus lhe abriu os olhos?

– Viu o caminho, pois estava à beira do caminho.

 

2) O que Bartimeu deixou para trás?

– A multidão, a vida miserável e as esmolas.

 

3) Na salvação de Bartimeu, onde estava a Revelação, ou Palavra Viva?

– “Vê, a tua fé te salvou”. Viu a luz. Viu a revelação

 

 

A CURA DO CEGO DE BETSAIDA: – MARCOS 8:22-26

 

A FORMA COMO JESUS OPEROU A CURA:

O cego de Betsaida, Jesus o tomou pela mão e o conduziu para fora da aldeia. Ali, cuspiu nos seus olhos, impôs as mãos e perguntou-lhe se via alguma coisa. Ele respondeu que via os homens como árvores que andavam. O Senhor tornou a impor-lhe as mãos e ele respondeu que via tudo distintamente bem e via ao longe. Jesus então o recomendou que não voltasse mais à aldeia.

 

IDENTIFICAÇÃO DO SENTIDO PROFÉTICO:

A palavra está falando do homem que passa pela experiência da salvação, mas pelo fato de ainda não ver nitidamente, é necessário para ele passar pelo processo de santificação, que é a saída do mundo (da aldeia). Após receber o batismo com o Espirito Santo, ele agora passa a ver tudo nitidamente.

 

TAREFA: É possível contar uma experiência nesse sentido?

Objetivo: o poder da Palavra Viva.

Pode ser uma experiência de algum irmão que, através da Palavra do Senhor lhe falando ao coração, alcançou uma libertação na vida espiritual e passou a enxergar que o que fazia antes não agradava ao Senhor.

 

 

A CURA DO CEGO DE NASCENÇA: – JOÃO 9:5-7

A FORMA COMO JESUS OPEROU A CURA:

O cego foi de nascença, que estava mendigando, por certo, próximo ao tanque de Siloé que ficava em Jerusalém. Jesus cuspiu no chão, fez lodo com o barro, passou nos olhos do cego e mandou que fosse se lavar no tanque de Siloé. O cego foi lavar-se e voltou vendo perfeitamente.

IDENTIFICAÇÃO DO SENTIDO PROFÉTICO:

Esta cura fala do homem que recebeu a bênção da salvação através daquilo que sai da boca de Deus, mas precisa tirar aquilo que é barro, ou seja: as coisas do homem. Jesus usaria o homem (tipificado no barro) para levar ao cego aquilo que sai da boca do Senhor. O que é preciso tirar é o barro. Ninguém é salvo por causa do outro que o evangelizou. Se não tirar o barro, pode dar úlcera de córnea e ficar cego de novo.

TAREFA: Elaborar uma sugestão de mensagem.

Objetivo: descobrir o efeito da Palavra Viva no processo da salvação.

 

TEMA DA MENSAGEM: “FOI, LAVOU-SE E VOLTOU VENDO” – João 9:7

 “E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado) Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo”.

Duas ações da parte do Senhor no processo de salvação do homem:

1ª. – “Vai…” significa: andar no caminho. “Este é o caminho, andai nele…” (Is. 30:21)

2ª. – “Lava-te no tanque de Siloé”: o Senhor mostra que o único argumento da nossa salvação operada por Ele é na lavagem regeneradora das águas do Espírito Santo, pois somente o Espírito Santo é capaz de limpar em nós o barro, ou seja, aquilo que é do homem.

O nome Siloé, O Enviado: figura do Espírito Santo, que foi enviado para santificar a igreja. Mergulhar nas águas purificadoras do Espírito Santo é tirar o barro que impede a visão perfeita das coisas do Senhor.

Três ações da parte do Homem no processo de salvação:

1ª. – “Foi, pois…” significa: disposição do homem em andar no caminho.

2ª. – “e lavou-se”: Buscou o argumento do sua salvação na Revelação do Espírito Santo, para se despojar daquilo que é barro, ou seja, o argumento do homem, da sua razão, etc.

A rejeição a essa parte do processo poderia fazer com que o barro nos olhos lhe causasse uma úlcera de córnea e ele voltasse a ficar cego de novo. Isso acontece quando o homem deixa de buscar no Espírito Santo a direção para a sua vida e as coisas do homem se solidificam na visão dele.

Nossa salvação VEM DE DEUS e, portanto, não tem mérito do homem, nem de grupos denominacionais ou de religião qualquer. Se esse barro não for tirado, a visão ficará distorcida.

Jesus, como o executor desse plano de salvação programado pelo Pai para a salvação do homem, indica ir ao tanque de Siloé para lavar-se porque a salvação é consumada pelo Espírito Santo que é o Santificador.

3ª. – “e voltou vendo”: quando o homem busca no Espírito Santo o argumento da sua salvação, ele não tem outro lugar para ir senão voltar aos pés de Jesus. Essa terceira parte no processo envolve uma decisão do homem por Jesus, decorrente de ter ido às águas purificadoras do Espírito Santo, pois somente o Espírito Santo nos conduz aos pés de Jesus.

CONCLUSÃO: A PALAVRA VIVA É A PALAVRA NA REVELAÇÃO DO ESPIRITO SANTO, POIS É ELE QUEM DÁ VIDA À PALAVRA

 

Top