Sugestões de Mensagem – 15/02/2013

Sugestões de Mensagem – Mulher Samaritana – João 4

  • Verso 4: “Era-lhe necessário passar por Samaria “  – O povo samaritano era rejeitado pelos Judeus, pois não faziam parte do censo, nem eram alistados no exército. Jesus veio para buscar e salvar o que se havia perdido.
  • Verso 6: “…Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.” – Jesus veio ao mundo no momento da maior sede e esta é a hora em que mais precisamos dessedentar a sede dos nossos corações. (hora sexta = 12:00 = calor = hora das lutas), mas Jesus está presente.

  • Verso 7: “E veio uma mulher de Samaria tirar água;…”  – Muitas pessoas tem comparecido às igrejas, sedentas de uma palavra de conforto e de salvação; O Senhor Jesus está assentado junto à fonte e ele tem águas vivas para dessedentar a sede da igreja. Ele é a fonte das águas vivas.
  • Verso 9: “…sendo tu Judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana ?…”  – A princípio colocamos empecilhos para não ouvir a voz de Jesus. Empecilhos da razão: “sou desta religião a muito tempo“, “todas as igrejas são iguais“, “já tenho minha religião“…
  • Verso 10 – “…Se tu conheceras o dom de Deus…”  – Sem revelação a Obra de Deus não pode ser compreendida, pois não é algo que se apreende nas enciclopédias ou cursos teológicos. Jesus é o dom gratuito de Deus. Aquela fonte era uma dádiva de Deus provida pelo pai Jacó, mas Jesus era uma dádiva de Deus provida por Ele próprio.
  • Verso 11: “…Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo;…”  – A água daquela fonte era tirada com um cântaro, mas a água da vida não era um vaso qualquer mas o vaso escolhido por Deus. O poço mais fundo era aquele em que o pecado lançou o homem, que foi a morte, mas Jesus foi o vaso nas mãos do Pai enviado para descer até à profundidade desse poço.
  • Verso 12: “És tu maior do que o nosso Pai Jacó…”  – Jesus era maior do que todos, pois Ele foi antes de Jacó e José, conforme João 8:58: “(…) antes que Abraão existisse, eu sou.”

Jesus, onipotente, era maior do que o Pai Jacó, porque quem bebe da água que Ele dá, nunca mais tem sede. (Vs. 14)“

  • Versos 15-17: “…Senhor, dá-me dessa água…chama o teu marido…não tenho marido…”  – Se almejamos este projeto salvador, o governo de nossas vidas deve ser de Jesus. Marido, segundo o ensino bíblico, é figura de governo de uma casa, e quando encontramos Jesus temos ciência de que sem ele nossa vida não tem direção.
  • Verso 28:  “Deixou pois a mulher o seu cântaro, e foi à cidade…”  – Deixando o coração religioso ( pesado ) e recebendo a leveza da salvação pela graça. A cidade fala do campo da nossa evangelização (familiares, local de trabalho, escolas, etc).
  • Verso 29: “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito…” – Pregamos a palavra de Deus para estabelecer o “vinde”, mas todos precisam ter uma experiência individual com Jesus: “vede“, pois Ele já nos conhecia mesmo antes do primeiro encontro com o Salvador. “Vinde” é o convite para a salvação, “vede” é a busca da experiência pessoal com Jesus.
Top