4ª Lição para Crianças, Intermediários e Adolescentes – O Céu

ASSUNTO: O Céu
TEMA: Jesus Glorificado
TEXTO FUNDAMENTAL: Apocalipse 4

Crianças, Intermediários e Adolescentes
4ª AULA – 24.02.2013


Recordando: João estava na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus quando recebeu através de um anjo a revelação sobre os acontecimentos atuais e futuros, referentes à segunda vinda do Senhor Jesus. E ainda a recomendação: Ap 1:19 – “Escreve (1) as coisas que tens visto, e (2) as que são, e (3) as que depois destas hão de acontecer;”

Depois da visão do início (1) e das cartas sobre a situação das sete igrejas (2), João viu  Ap 4:1 “… uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei (3) as coisas que depois destas devem acontecer.”

Então ele viu um trono no céu e um assentado sobre o trono, semelhante à pedra de jaspe.

Observação para o professor:

1 Co 2:9 – A palavra diz que “as coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, nem subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” Portanto, são indiscutíveis as coisas do céu: A sua beleza, a sua glória. Alguns servos do passado e dos nossos dias tiveram experiência de arrebatamento até os céus. O que viram foi glorioso, indescritível.

Atos 14:14 – O apóstolo Paulo teve uma experiência de arrebatamento. Ele havia sido apedrejado e tido como morto.

2 Co 12:1-5 – Deus o arrebatou e ele disse não saber se no corpo ou fora do corpo, mostrando que a matéria não é contada, e ele viu coisas que não podiam ser contadas. Portanto, para entender um ser com a aparência aqui descrita, somente quando contemplarmos o Senhor em sua glória.

Pedra jaspe – Espécie de quartzo (cristal de rocha), pedra dura, com veios coloridos;

Calcedônia – Variedade de pedra parda ou vermelho-sangue;

Arco semelhante à esmeralda – Pedra de bela cor verde;

Ap 4:5 – Relâmpagos, vozes como de trovões – manifestações do poder de Deus.

Sete Lâmpadas – Sete Espíritos de Deus. A perfeição da luz do Senhor. Sua Santidade é luz.

Mar de Vidro, Semelhante ao cristal.

Ao redor do trono, 4 (quatro) animais cheios de olhos por diante e por detrás.

Olhos – Veem tudo em toda direção.

Os animais são símbolos do Senhor Jesus:

Leão – O animal que o homem respeita, o homem teme o leão. O leão não foge do homem, ele enfrenta o inimigo (O leopardo se esconde, pega de surpresa. Em campo aberto, foge. Só ataca se acuado). Representa Jesus Rei. O Leão da tribo de Judá. O inimigo ruge como leão, quer imitar o verdadeiro Leão.

Bezerro – O bezerro é um animal de força, que se entrega ao trabalho do campo, arando a terra, moendo os grãos. Representa Jesus servo, sofredor, homem de trabalho. Serviço, sacerdócio e ministério falam de Jesus. O bezerro é preparado para o trabalho. Trabalha até à morte.

Rosto de Homem – Deus homem. Jesus se fez homem, homem perfeito, sem pecado. Mostra a figura do cidadão do reino.

Águia – Vê de cima. Ninguém está vendo, porém, de cima, ela localiza todas as coisas, pois ela voa muito alto e tem grande alcance e sensibilidade visual. Fala das coisas de cima. Jesus vê todas as coisas.

Os vinte e quatro anciãos – Ap 4:4 – Doze patriarcas: as doze tribos de Israel ali representadas, a lei; doze apóstolos: os discípulos de Jesus, a graça – duas épocas.

Glorificavam e ofereciam suas coroas, toda a glória ao Senhor, e repetiam a adoração: “Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Ap 4:10-11.

Top