5ª Lição para Crianças, Intermediários e Adolescentes – O Céu

CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES
ASSUNTO: O Céu
TEMA: O Livro Selado
TEXTO FUNDAMENTAL: Apocalipse 5

5ª AULA – 03/03/2013

 

Recordando a aula anterior: João estava na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus quando recebeu através de um anjo a revelação sobre os acontecimentos atuais e futuros, referentes à segunda vinda do Senhor Jesus.

Ali ele ouviu a voz do Senhor Jesus glorificado, lhe falando sobre as coisas que ele já tinha visto, aquelas que ele estava vendo e aquelas que iriam acontecer nos dias futuros. (Apoc. 1:19). Depois ele ouve outra vez a voz do Senhor Jesus glorificado quando lhe fala pela segunda vez e ele reconhece que era a mesma voz que lhe falara na primeira vez, chamada de voz de trombeta. (Apoc. 4:1).

Agora João é chamado pelo Senhor Jesus para subir para junto dEle e então ele viu um trono no céu e um (ser) assentado sobre o trono, semelhante à pedra de jaspe.

Apocalipse 5 (todo o capítulo)

Agora, no capítulo 5, João vê o Livro selado – O selo na antiguidade era o lacre que fechava um documento, carta, e no caso um livro.

Os selos aqui falam de acontecimentos que não estavam ainda revelados. Estavam guardados, escondidos e deviam ser revelados.

Só o Senhor Jesus, o que foi morto e reviveu, poderia abrir e revelar o escondido, porque se fez digno de receber poder para fazer isso. Apocalipse 5:12

Apocalipse 21: 1 – 8 – (Explicar o texto)

Apocalipse 21:9 e 10 – Descrever como João foi levado a ver a Nova Jerusalém. Temos no oriente uma cidade no País de Israel chamada Jerusalém. Nesta cidade foram registrados muitos acontecimentos relativos ao Senhor Jesus. Sua morte, ressurreição. Jesus nasceu em uma cidade de Israel que era Belém e ele era judeu. A cidade de Jerusalém é conhecida como cidade santa. Nela habitava o povo que Deus escolheu para si. O povo que Deus separou, ou seja, o povo de Israel.

Na Jerusalém celestial habitam os salvos por Jesus, remidos, lavados no Sangue de Jesus. Ali é o céu, a eternidade, o lugar para onde vamos.

Ver Apocalipse 21:11 – descrever cada pedra, sua cor.

Apocalipse 21:12 – Alto muro com doze portas e nas portas doze anjos e esscritos sobre eles o nome das doze tribos.

O muro tinha doze fundamentos (alicerces) tendo neles o nome dos doze apóstolos do Senhor Jesus.

A cidade é quadrada. A mesma altura, a mesma largura e mesmo comprimento.

Apocalipse 21:18 – A cidade é de ouro puro. Semelhante ao vidro puro.

Os fundamentos, com o nome dos apóstolos, estavam adornados de toda pedra preciosa.

Apocalipse 21:22-26 – “Não vi templo” (vs. 22). Tudo é santuário.

Apocalipse 21:23 – “Não necessita de sol… Ali está a glória de Deus que tem alumiado e o Cordeiro é a sua lâmpada”.

Apocalipse 21:27 – “Não entrará nela nada impuro”. Ali só há santidade, fica de fora o impuro, mentiroso, etc.

Apocalipse 22:1 – Rio puro da Água da Vida.

Apocalipse 22:2 – A árvore da vida.

Tudo é vida (não há morte). Tudo é eterno.

Apocalipse 22:5 – Ali reinará sobre o seu povo por toda a eternidade. Lá viverão os remidos, purificados no Sangue de Jesus.

Este é o céu, a eternidade.

Top