Estudo Bíblico de Senhoras 09/01/2013

ASSUNTO: OS ATRIBUTOS DE DEUS
TEXTO FUNDAMENTAL: SALMOS 139:5-10

 

AFIRMAÇÃO:

Deus sempre desejou se revelar ao homem para tornar conhecidos os seus atributos como Deus: Onipotente, Onipresente e Onisciente.

ATIVIDADE:

No Salmo 139:5-10, comentar o atributo da Onipresença de Deus na vida do servo.


LEITURA DO TEXTO: – Salmos 139:5-10 – (JFA-ERC-1995)

    5 – Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.
    6 – Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.
    7 – Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
    8 – Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também;
    9 – se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
    10 – até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

SIGNIFICADO DE:

Onipotente: o único que possui todo o poder;

Onipresente: o único que está presente ao mesmo tempo em todo o lugar;

Onisciente: o único que conhece todas as coisas.

Atributo: qualidade, característica, predicado, propriedade (aquilo que é próprio de Deus)

 

INTRODUÇÃO

Desde a criação do mundo a Biblia sempre apresentou Deus manifestando Seus atributos como Deus Onipotente, Onipresente e Onisciente. Podemos ver em vários textos do Velho Testamento esses três atributos de Deus manifestados de forma visível, material e física. Todos esses atributos estão ligados aos demais atributos de Deus de forma invisível que são bondade, fidelidade, justiça, amor, longanimidade, etc.

Todo o Salmo 139 manifesta de forma bem clara os três atributos de Deus ao longo de seus 24 versículos. Especificamente nos versos 5 a 10, encontramos com muita clareza o atributo da Onipresença de Deus.

Este atributo de Deus encontrado nos versos de 5 a 10, fala profeticamente da maneira que Deus usou para manifestar a Sua presença no meio de seus servos de forma constante. Isso Deus fez quando enviou o Senhor Jesus para habitar na vida do homem através do Espírito Santo. (João 14:23)

 

I – NO SALMO 139:5-10, COMENTAR O ATRIBUTO DA ONIPRESENÇA DE DEUS NA VIDA DO SERVO.

A partir dai podemos entender perfeitamente porque o salmista expressou esses versos de forma a manifestar tão claramente esse glorioso atributo de Deus aos seus servos na pessoa do Senhor Jesus.

Verso 5 – Jesus é para nós a presença de um Deus que nos cercou do esplendor de Sua glória. Isso está sempre ao nosso redor quando Ele se faz presente em nossa vida. Sua presença conosco foi como o toque de uma mão sobre nós.

Verso 6 – Esse conhecimento para nós é maravilhoso em extremo, porque Deus se dá a conhecer em Jesus através das maravilhas que opera em nós. É tão alto, porque vem do alto, é dom de Deus e isso não podemos alcançar por nós próprios.

Verso 7 – Deus pelo Seu Espírito Santo nos alcança de longe, porque nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. A Sua face está voltada sempre para nós, pois ela nos traz vida, pois nos diz em Isaias 45:22 “Olhai para mim e seis salvos…”.

Verso 8 – Subir aos céus: salvação eterna. Fazer minha cama no Seol: opção do homem pelo pecado e queda na condenação eterna. Eis que tu ali estás também: limite do projeto de salvação de Deus, que é tirar o homem da condenação do pecado e conduzi-lo para a salvação eterna com Deus nos céu.

Verso 9 – As asas da alva: a opção pelo caminho da salvação. As estremidades do mar: a opção pelo abismo da perdição.

Verso 10 – Até ali a tua mão me guiará: Jesus é a prova de que Deus estendeu-nos a sua mão para alcançarmos o Caminho da salvação. Até ali a tua dextra (mão direita) me susterá: o Espirito Santo conosco é para nós a garantia de estarmos sustentados no caminho. Enquanto o Senhor Jesus à dextra do Pai, também intercede pos nós, o Seu Espírito Santo que ele enviou permanece conosco aqui no mundo todos os dias sustentando nossa vida para andarmos no Caminho.

Top