Estudo Bíblico para Senhoras 15/05/2012

ESTUDOS BÍBLICOS PARA SENHORAS – 15/maio/13
ASSUNTO: Jesus, o Bom Pastor
TEXTO FUNDAMENTAL: João 10:1-16

Falar sobre como se dá, na prática, a relação entre o Senhor Jesus e a sua igreja como “O Bom Pastor”.

Usar as expressões dos versos 2 a 4. 

LEITURA DO TEXTO: – João 10:11 – (JFA-ERC-1995)
“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTA: as informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus se apresenta ao mundo e aos homens da forma mais simples e fácil de entender. Quando Jesus disse: “Eu sou o bom pastor” – ELE estava se revelando ao homem como aquele que veio ao mundo para cuidar do homem como um pastor cuida de SUAS ovelhas.
No capitulo 10 do Evangelho de João, dos versos 1 a 16, o Senhor Jesus, além da linguagem figurativa da porta, ELE usa também a linguagem da figura do pastor de ovelhas, para falar de si mesmo como aquele que é o bom pastor das ovelhas e que Ele é a porta que dá às ovelhas entrada ao aprisco.
Ao falar das qualidades do pastor de ovelhas, nos versos 2 a 4, o Senhor Jesus confirma sua espressão do verso 9, onde fala de sua condição de “o bom pastor” porque dá a sua vida pelas suas ovelhas. Em cada expressão desses 3 versos, ELE afirma ser o único que pode ser chamado de “o bom pastor”, dando a entender que qualquer outra pessoa não pode ocupar o SEU lugar nesta afirmação, pois ninguém mais foi capaz de dar a sua própria vida pela Igreja.

JESUS, O BOM PASTOR:
“…entra pela porta (do curral das ovelhas)…”.
Quem abriu a porta do verdadeiro aprisco das ovelhas foi o Senhor Jesus, quando entrou nos deu entrada à presença do Pai pelo seu próprio sangue (Heb. 9:12 – Luc. 23:45-46) através da sua morte na Cruz. Qualquer outro tenta entrar no aprisco por outra parte (Luc. 10:1), mas o Senhor Jesus é autorizado pelo Espirito Santo a dar às ovelhas o acesso ao aprisco.

“A este o porteiro abre…”
O porteiro é o ESPIRITO SANTO, pois só ELE conhece o Senhor Jesus e O revela à sua igreja. (I Cor. 12:3)

“…as ovelhas ouvem a sua voz…”
As ovelhas do Senhor Jesus dão ouvidos àquilo que é revelado pelo Espirito Santo. Através dos dons espirituais a igreja ouve a voz do Senhor e caminha na revelação do Espirito Santo.

“…chama pelo nome às suas ovelhas…”
As ovelhas do Senhor Jesus têm nome porque ELE escreveu o nome delas no livro da vida. Na entrada e saída do aprisco o pastor conta o número das ovelhas do seu aprisco para ver se falta alguma e quando falta uma vai em busca dela. O Senhor Jesus colocará as suas ovelhas à sua direita e lhes dirá: “Vinde benditos de meu Pai…”. (Mat. 25:34).

“…e as traz para fora…”
Trazer para fora do aprisco é conduzir as ovelhas para o lugar onde estão as pastagens. O pasto é o alimento da ovelha e Jesus é o pão da vida. A pastagem com Jesus é sempre verdejante, ou seja, o alimento que ELE nos oferece é sempre farto e sustenta a nossa alma. Ele é o Pão da Vida, porque Ele é quem nos dá a vida eterna e, como o bom pastor ELE nos deu a sua vida.

“…vai adiante delas….”
A direção do Espirito Santo é que garante às ovelhas do Senhor Jesus o alimento que as sustenta na caminhada.

“…as ovelhas o seguem,….”
Seguir a Jesus é andar no caminho, pois Jesus é o Caminho. Seguir a Jesus é consultar a SUA vontade em tudo.

“…conhecem a sua voz,…”
Têm o conhecimento de Jesus através da revelação. Quem conhece a revelação do Espírito Santo não dá ouvidos à voz de estranhos. (João 10:5).

Top