Estudo Bíblico para Senhoras para o dia 08/05/2013

ESTUDOS BÍBLICOS PARA SENHORAS – 08/maio/13
ASSUNTO: Rejeição ao Senhor Jesus
TEXTO FUNDAMENTAL:
 João 10:1-16

Falar sobre o sentido da palavra porta usado pelo Senhor Jesus quando cita a expressão “Eu sou a porta”.

 OBSERVAR OS DOIS ASPECTOS:

1.         Sentido Literal;
2.         Sentido Profético.

LEITURA DO TEXTO: – João 10:9 – (JFA-ERC-1995)

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTA: as informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

INTRODUÇÃO

Jesus se apresenta ao mundo e aos homens da forma mais simples e fácil de entender.
Quando Jesus disse: “Eu sou a porta” – Ele estava se revelando ao homem como a única forma de entrada para vida eterna – sua palavra era uma mensagem de salvação.

Existem outras formas que o Senhor Jesus se apresenta, tais como:

No capítulo 10 do Evangelho de João, dos versos 1 a 16, o Senhor Jesus usa a linguagem figurativa da porta, para falar de si mesmo como aquele que é o bom pastor das ovelhas e que Ele é a porta que dá às ovelhas entrada ao aprisco.
Por isso a primeira preocupação do Senhor foi mostrar que quem NÃO entra pela única porta que dá acesso ao aprisco, esse é ladrão e salteador.
A não opção pela porta que é Jesus leva automaticamente a outro caminho, que é o caminho do ladrão e salteador, que é aquele que não entra pela porta, mas sobe por outra parte (verso 1). Isso caracteriza uma rejeição ao Senhor Jesus.
O curral das ovelhas do Senhor Jesus só tem uma porta e Ele é a porta. Quem não entrar por Jesus há de subir por outra parte que é a parte do ladrão e salteador.

A PORTA
“Eu sou a porta”
a) Jesus é a porta de entrada para o reino de Deus; (João 10:9)
b) Jesus é a porta de salvação para a vida eterna; (João 3:16)
c) Jesus é a porta do aprisco – lugar que protege as ovelhas. (João 10:7)

“Se alguém entrar por mim”
Um convite que envolve aceitar ou rejeitar. Assim é o convite para entrar no Reino dos Céus, pois não há outra porta. Jesus nos oferece o direito de escolha ao dizer: “se alguém…”. Escolhemos Jesus para entrarmos no Reino de Deus por nossa livre opção. Tantas outras portas são oferecidas, mas nenhuma delas dá às ovelhas o acesso ao Reino de Deus.

“Salvar-se-á”
Entrar pela porta que é Jesus é estar a salvo dos inimigos pregadores do rebanho, inclusive dos ladrões e salteadores.
Qualquer outra forma de entrada ao aprisco não traz salvação para as ovelhas. Quem entra pela porta que é Jesus ovelha encontra segurança, salvação, livramentos, vitórias.

“Entrará e saírá”
A porta do aprisco é para dar entrada e saída às ovelhas.
A entrada se dá quando as ovelhas são recolhidas no aprisco para passarem a noite em segurança sob a guarda do pastor.
A saída se dá quando elas são conduzidas pelo pastor para fora do aprisco a fim de encontrar as pastagens verdejantes e as águas cristalinas. Assim é a salvação em Jesus, quando O aceitamos como nosso salvador, passamos a noite em segurança. A noite pode ser a mais escura, mas estamos refugiados nEle em segurança. É Ele quem nos guarda e nos guia ao alimento que sacia a nossa fome e dessedenta a nossa sede.

“e achará pastagens”
O pasto é o alimento da ovelha e Jesus é o pão da vida. A pastagem com Jesus é sempre verdejante, ou seja, o alimento que Ele nos oferece é sempre farto e sustenta a nossa alma. Ele é o Pão da Vida, porque Ele é quem nos dá a vida eterna.

PORTANTO,
A palavra PORTA, no sentido literal, seria uma porta de madeira, de qualquer madeira, qualquer porta, feita de qualquer material, um objeto simplesmente, para entrada de uma casa, servindo de entrada e saída de pessoas.
A palavra PORTA usada no sentido profético tem outra conotação, é uma mensagem espiritual, onde o Senhor Jesus se apresenta como a porta para o reino de Deus aqui na terra, a entrada para o descanso do rebanho e também o obstáculo para entrada dos inimigos do rebanho.

Top