Estudo para Senhoras – 26/02/2014

ESTUDO PARA SENHORAS – Quarta-feira – 26/02/2014
ASSUNTO: LEVANTAR DEFESAS
TEMA: CONSULTA À PALAVRA COMO DIREÇÃO PARA A NOSSA VIDA

“Então, consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o Senhor lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos.’’ I CRÔNICAS 14.10

“Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de mim; deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.’’ SALMO 40.6-8

INTRODUÇÃO
Quando o Senhor revelou este assunto: “A consulta à Palavra como defesa”, Ele disse que nos dava duas formas de defesa com a Palavra:
– A Palavra guardada no coração
– E a consulta à Palavra

Davi não teve derrotas em suas batalhas, só vitórias, por levantar estas duas formas de defesa. Foi vitorioso por guardar em seu coração a Palavra e consultar ao Senhor.

Davi era servo segundo o coração de Deus, obediente. Em tudo ouvia a voz do Senhor, queria saber a vontade do Senhor.

ESTRATÉGIAS DA GUERRA
Para a guerra entre as nações, ou outros tipos de guerra há todo um preparo. Há estratégias muito bem elaboradas, estudadas; há estratégias para ataque, defesa, recuo. Ataques por mar, por terra e por ar, há toda uma preparação. Há todo um comando, ordens, toques. Hoje, no século 21, tudo se aperfeiçoa; há comandos e estratégias projetadas pela computação e outras técnicas.
Por detrás dessas ordens, destes comandos, há sempre um comandante.
Nisto está a grande diferença das guerras do Senhor e das guerras do mundo.

DESENVOLVIMENTO
No texto que lemos em I CRÔNICAS 14.10, Davi pergunta ao Senhor se subiria contra os filisteus e o Senhor responde que sim; novamente ele consulta ao Senhor e o Senhor concede a ele detalhes de como subir e por onde subir.

No SALMO 40, vemos sua oração ao Senhor, sua obediência, seu amor, seu temor. Ele compreendeu que “melhor é obedecer do que sacrificar”. Em tudo ele queria saber de Deus qual a direção para sua vida e o seu reinado.

Davi expressa ao Senhor neste salmo que seu maior desejo era viver conforme a vontade do Senhor e ser-lhe agradável. “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” SALMO 40.8

“…no rolo do livro está escrito de mim.” SALMO 40.7
Ele sabia que tudo a respeito dele, estava no “rolo do livro”. Louvado seja o nome do Senhor, porque tudo a nosso respeito está escrito no rolo do livro.

APLICAÇÃO PROFÉTICA
Na Palavra está a direção segura para o nosso livramento, para a nossa vitória, nossa defesa, para o nosso deleite.

Esta deve ser a nossa oração:
“Faze-me saber o que tu queres de mim, que o meu prazer esteja em te obedecer”. Senhor, eu posso ir? Para onde? Como? Quando? Isto é teu? Está escrito isto de mim, Senhor?

Deus conhece o servo de coração puro, aquele que quer ouvir a sua voz e obedecê-la. A resposta é segura para os puros de coração, pois quem nos responde é fiel, leal, justo. Ele nos garante, se põe ao nosso lado, nos defende, então Ele é a nossa defesa.

A consulta à Palavra é feita por servos em comunhão, preparados e dispostos a ouvir a vontade do Senhor para a sua vida, para sua instrumentalidade e para sua vida no corpo.

A consulta à Palavra é vontade do Senhor, para vivermos em obediência, é condição para a eternidade, porque vivendo conforme a sua vontade, estamos protegidos por ele de todos os ataques que possam nos sobrevir.

A nossa defesa como preparação para a eternidade está no próprio Senhor que nos prepara e nos guarda para a eternidade, mas é necessário vivermos conforme a sua vontade e só vamos conhecer a sua vontade “No rolo do livro”, onde tudo está escrito a nosso respeito.
Ouviremos o toque da trombeta que soará com a ordem dada pelo nosso Comandante.
Ouviremos a sua voz doce e suave:
“Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” MATEUS 25.34

Top