Estudos para Crianças, Intermediários e Adolescentes 30/09/2012

Texto: João 4:4-29 e 39-42
Assunto: A Graça do Senhor Deus na vida da Mulher Samaritana
Data: 30/09/2012

7ª AULA – A MULHER SAMARITANA

Operação do Espírito Santo em mudança de vida

Texto básico: João 4:4-29 e 39-42

Os professores deverão ler todo o texto para conhecê-lo bem. Nas aulas ressaltarão o que é importante na lição. Diremos o objetivo.

Introdução

Hoje o ensino é “Vida Eterna”.

O Senhor Jesus se encontra numa cidade chamada Samaria com uma mulher junto a um poço.

Jesus se dirige a essa mulher e lhe pede água. Ela logo se admira do pedido. Ele era homem estranho, era judeu e até havia inimizade entre aqueles povos (judeus e samaritanos), mas Jesus se apresenta de forma diferente:

– Se tu, mulher, conheceras o dom de Deus …

A mulher ficou muito admirada porque ela nunca de fato havia sido apresentada a alguém que se chamava o Dom de Deus. Aí Jesus disse:

– Tu pedirias água viva …

Eh! Agora ficou mais difícil conversar, porque este Senhor que é Dom de Deus fala de uma água diferente. Essa água diferente, de fato, ela não conhecia e muitos não conhecem, e vou dizer logo que água é esta: É o Espírito Santo.

Mas a mulher que a gente chama de “Samaritana” ficou tão admirada e logo se mostrou: Bem, eu estou vendo só uma coisa: Eu quero água, o Senhor quer também; e o Senhor não tem como tirar e eu tenho. O Senhor me oferece uma água que eu não conheço, mas parece ser boa, porque a gente tem que buscar esta todo dia e para falar a verdade, eu estou até cansada.

É verdade, Jesus falou-lhe: “… Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Jo 4:13-14.

Que maravilha, Senhor! Eu quero essa! Já pensou? Ter uma própria fonte e não precisar de outra? E olha que esta fonte que o pai Jacó cavou é muito boa!

Jesus continuou: – Está bem, vou dar-lhe esta água, mas chama teu marido.

– Ah! Vou perder. Não tenho marido!

Jesus disse: – Era isso mesmo que eu queria ouvir: Não tenho marido; não tenho amparo, porque ando procurando um companheiro, mas ainda não achei.

Jesus disse: – É, eu sei tudo. Vejo tua vida e nessa luta de buscar amparo, proteção, nos homens, não encontraste em ninguém, nem no marido com quem vives.

Nesse momento a samaritana descobre que aquele homem, cujo nome era Dom de Deus, era profeta. Então é hora de tirar as dúvidas sobre coisas importantes e ela diz:

– Senhor, onde é que se deve adorar a Deus? Uns dizem que é em Jerusalém, outros dizem que é no monte Gerizim. É difícil este negócio de religião.

Jesus logo concordou com ela. Não se trata de ser em Jerusalém ouem Gerizim. Eladeve ter-se admirado: Mais um lugar? É que vós todos estais adorando o que não sabeis, mas a salvação vem dos judeus! Dos judeus? Então eu, samaritana, estou perdida!

Jesus explicou que a salvação vem dos judeus, significa vem do Dom de Deus, eu Sou o Presente de Deus e a adoração ao Deus Pai é feita quando o Espírito Santo leva ao poço da água viva, que Sou eu este poço, este dom de Deus.

O Espírito Santo encheu o coração daquela mulher para entender aquele ensino lindo. O Espírito Santo revelou Jesus, o dom de Deus, o Poço de Água Viva, e ela, que se encantava com o seu cântaro vazio para todo dia buscar água, deixou-o no chão e saiu correndo à cidade para dizer àqueles homens: – Venham depressa ver o homem profeta. Ele é o dom de Deus.

Sabe o que é dom? É presente.

O que se faz quando se ganha um presente? Estende-se a mão e toma-se posse dele. Depois mostra-se aos que estão em volta.

A samaritana foi assim levada ao poço da água viva, ao Dom de Deus e o Espírito Santo, que a levou, também operou naqueles a quem ela contou tudo o que se tinha passado com ela e eles disseram:

– Nós cremos nele, não mais pela sua palavra, mas pelo que nós mesmos vimos. Este Dom de Deus, este Poço de Água da Vida é Jesus Cristo, o Salvador.

Todos foram então levados pelo Espírito Santo a entender que o poço de águas vivas salta para a eternidade. A Vida Eterna.

Top