Material de Apoio para Jovens e Obreiros 10/11/2012

TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR / ORIENTADOR DE JOVENS

I – SUGESTÃO DE CONTRIBUIÇÕES A SEREM DADAS POR JOVENS NA EBD:
1.        No texto de Romanos 8:14, Paulo afirma que a condição de ter acesso à presença do PAI, está ligada ao governo do Espírito Santo na vida da igreja. A igreja guiada pelo Espírito Santo pode chamar Deus de “Pai nosso”, que é privilégio dos que são filhos de Deus.
Dizer-se ser filho de Deus, não é privilegio do simples crente, por ser membro de igreja, mas é privilégio do servo do Senhor disposto a fazer a Sua vontade, deixando sua vida ser guiada, dirigida pelo Espírito Santo.
Sem o governo do Espírito Santo na vida do crente o acesso dele ao Pai é semelhante ao de qualquer pessoa do mundo que diz simplesmente: “eu também sou filho de Deus”.

 

2.        O direito (ou poder) de sermos chamados de filho de Deus nos é dado a partir do momento em que recebemos o Senhor Jesus como nosso salvador (João 1:12), mas isso está relacionado ao ato da salvação. Agora, o processo de santificação envolve a disposição do servo em “ser guiado pelo Espirito de Deus”.
O Sacrifício do Senhor Jesus nos dá acesso a Deus, o sangue que foi derramado na cruz foi derramado sobre nós para que estejamos em plena comunhão com o Senhor e sendo guiados pelo Espírito Santo, nos dando assim alegria de estarmos nesta Obra maravilhosa, que tantas experiências nos tem dado diariamente. Para que possamos ter vida na Obra e alcançar a eternidade, assim fomos eleitos e chamados e ao aceitarmos este projeto estamos no processo de salvação, guiados pelo Espírito Santo em constante comunhão com Senhor, que além de Senhor é o nosso Pai.

3.        As expressões “todos os que” e “esses” estão relacionadas aos filhos a quem foi dado o direito de chamar Deus de “aba”, que significa: meu pai, conforme Rom. 8:15-16.  E esses filhos receberam este direito por adoção. A adoção foi feita pelo selo do sangue de Jesus.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”;

A expressão “esses” se refere aos filhos que receberam a adoção e quando clamam “aba” estão clamando pelo Sangue de Jesus, que é figura do Espírito Santo.
É o uso desse direito que fazemos ao clamar pelo sangue de Jesus, que nos faz submissos à vontade do Pai, que nos torna obedientes ao Pai, e que nos dá intimidade e comunhão com o Pai.
O Senhor Jesus compartilhou conosco esse direito de chamar o Seu Pai e “Pai nosso”, todavia nós nos apropriamos desse direito na condição de “sermos guiados pelo Espírito Santo” e isso fazemos quando clamamos pelo Sangue de Jesus.

I – Sugestão de mensagens para serem pregadas por jovens:
MENSAGEM PARA O CULTO DE SÁBADO À NOITE.
I – A OBRA FEITA NA DIREÇÃO DO SENHOR – Atos 8:39-40
“Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho. Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia”.

– Recurso da Graça usada por Filipe: a Palavra Revelada – verso 35. (Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.)

– A condição de Filipe como filho de Deus: guiado pelo Espírito de Deus. Verso 29.
(Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.)

– Arrebatado pelo Espírito de Deus: desapego às coisas terrenas.

– O júbilo do eunuco: alegria do Espírito Santo

– Continuou o seu caminho: passou agora a ser guiado também pelo Espírito de Deus.

– Achar-se em Azoto: continuou realizando a Obra na direção do Espírito de Deus.

 

MENSAGEM DE ÂNIMO E ENCORAJAMENTO PARA UMA VISITA A UM JOVEM OU UMA PESSOA QUE ESTEJA DESANIMADO NA FÉ.
II – A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA – Efésios 3:14-18 –
“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade”.

– Ponho de Joelhos: oração, recurso da graça.

– Toda família: a igreja, como a família do Senhor Jesus. Os filhos de Deus;

– Corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior: a confirmação da manifestação do poder do Espírito para os que são guiados pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo confirma a benção do poder de Deus na vida interior da igreja, na medida em que ela busca o governo e a direção do Espírito de Deus.

– Compreender largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade: todas as dimensões do projeto de Deus em nossas vidas são compreendidas através da direção do Espírito Santo.

MENSAGEM PARA O CULTO DE EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL.
III – O projeto do homem e o projeto de Deus– Atos 16:10
“E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho”.

– A visão – dom de ciência: recurso da graça

– “concluímos eu Deus nos havia chamado…” dom de Discernimento de Espíritos.

– Ir para a Ásia e para a Bitínia: projeto dirigido pelo homem.

– Passa a Macedônia e ajuda-nos: o projeto de Deus para os que são guiados pelo Espírito de Deus.

– Partir logo para a Macedônia: pronto atendimento ao chamado, à direção do Espírito de Deus.

 

MENSAGEM PARA O CULTO DE SÁBADO À NOITE.
IV – Cultos, vigílias e madrugadas – Atos 2:46-47
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”.

– Recurso da graça: o louvor – “louvando a Deus… todos os dias no templo”

– Havia alegria e singeleza de coração no partir e no comer do pão: manifestações do Espírito de Deus para orientar e dirigir o culto todos os dias.
(caso de Atos 20:7-12, onde o culto teve oração, louvor, comunhão entre os irmãos, operação de sinais, palavra, vigília e madrugada).

– cair na graça de todo o povo: as operações do Espírito de Deus no meio da igreja todos os dias eram agradáveis aos de fora, alcançando-os com a salvação.

 

MENSAGEM PARA O CULTO DE DOMINGO À NOITE.
V – Filho de Deus: um vaso escolhido – Atos 9:15-17
“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”.

Saulo, em oração e jejum, alcança a graça, e passa a ter sua vida guiada pelo Espírito

– Recurso da graça: oração e jejum: oração (verso 11) jejum (verso 9)

– Filho de Deus: “um vaso escolhido”.

– Levar o meu nome aos gentios…: direção do Espírito de Deus.

– Ser cheio do Espírito Santo: ser guiado pelo Espírito de Deus.

 

MENSAGEM DE SALVAÇÃO.
VI – A DIREÇÃO QUE VEM DO ALTO – Atos 27:23-24
“Porque esta mesma o anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo dizendo: Não temas, Paulo, importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo.”

– Recurso da graça: jejum (verso 9) e oração (verso 23 – o envio do anjo é em resposta a oração. Paulo, naquela noite estava, por certo, em oração)

– “…terem-me ouvido a mim” (versos 11 e 21) – o servo que anda guiado pelo Espírito de Deus.

– A direção do Espírito de Deus: o anjo de Deus esteve comigo, dizendo:

– ser apresentado a Cesar: o projeto de Deus para aquele que  é guiado pelo Espírito de Deus.

– Todos salvos do naufrágio (verso 24): uma salvação destinada a todos quantos crerem.

Top