Material de apoio para Jovens e Obreiros 20/10/2012

TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR / ORIENTADOR DE JOVENS

I – Sugestão de mensagens para serem pregadas por jovens:
I – A VONTADE DO PAI FEITA NA VIDA DO SERVO – Gênesis 28:20-21  – salvação
“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus”;

  1. “Se Deus for comigo” – o caminho na terra dirigido pelo Espirito Santo, conforme a vontade do Pai.
  2. “Vestes para vestir”: a cobertura do sangue de Jesus para libertação e santificação.
  3. Pão para comer: Jesus é o Pão da Vida. “quem comer deste pão viverá para sempre”.
  4. “Tornar em paz”: Jesus é o Príncipe da Paz. O caminhar com Jesus;
  5. “À casa do Pai”: lugar onde Jesus nos preparou morada.
  6. “o Senhor me será por Deus.” – a vontade do Pai sendo feita a terra, conforme é feita no céu.

II – O REINO DE DEUS NA TERRA – João 1:51 – mensagem de edificação espiritual.
“E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.
O Senhor Jesus falando para Natanael na presença dos outros discípulos:

  1. Na verdade, na verdade, Eu te digo: o Pai, o Filho e o Espirito Santo;
  2. Daqui em diante: o tempo em que o Reino de Deus é estabelecido na Terra;
  3. Vereis o céu aberto: o Espirito Santo como agente de união entre o Pai e nós, levando as nossas orações ao trono da graça e trazendo de lá as bênçãos do Pai; o céu iria abrir a porta através do derramamento do sangue de Jesus na cruz, dando-nos o acesso à presença do Pai, pelo sangue de Jesus, figura do Espirito Santo.
  4. Subindo e descendo: o Espirito Santo intercedendo por nós junto ao Pai e trazendo do trono da graça, as operações em favor das nossas vidas;
  5. Sobre o Filho do Homem: a obra do Espirito Santo é feita em nome de Jesus.

III – SALVAÇÃO DO HOMEM: A VONTADE DE DEUS NA TERRA – Atos 9:3 – mensagem evangelística, de salvação, para um culto na praça ou num Ponto de Pregação.
– “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu”.

  1. O Caminho de Damasco: lugar na Terra onde é feita a vontade do homem, pois Paulo estava sob o comando das cartas do sinédrio para matar os crentes;
  2. Perto de Damasco: momento próximo do encontro com Jesus, pois em Damasco estava já uma projeto de salvação esperando por Paulo, através de servos fiéis como Ananias;
  3. Subitamente: o encontro da vontade do homem com a vontade do Pai se dá subitamente para ele, como por um acaso, mas para o Pai um plano já havia sido traçado;
  4. Um resplendor de Luz do céu: a vontade do Pai vai ser feita agora na terra na vida de um homem que Deus salva através da ação do Espirito Santo que revela Jesus vivo a Paulo através da luz.

IV – AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA CRIADORA E NA OBRA REDENTORA – mensagem para o culto de domingo à noite.
Gênesis-1:2-3 – “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

1. “a terra era sem forma e vazia, envolta em trevas e cheia de abismos”
Antes da ação salvadora do Espirito Santo, o nosso coração era:
– sem forma: deformado pelo pecado, mas o Espirito Santo restaurou-o, tornando-o formoso, conforme o coração de Deus;
– vazio: o pecado tirou dele os valores celestiais, mas o Espirito Santo encheu-o do amor de Deus;
– envolvido nas trevas do pecado, mas o Espirito Santo substituiu as trevas pela luz de Jesus revelado ao nosso coração;
– cheio de abismos: o pecado criou um abismo de separação entre nós e o Pai, mas o Espirito Santo nos fez transpor esse abismo, aproximando-nos do Pai através da salvação no Senhor Jesus;
2. “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. A ação do Espirito Santo que não nos deixou cair para sempre na profundidade do abismo da perdição eterna.”

V – “SEJA FEITO COMO TU QUERES” – Mateus 26:39 – mensagem de ânimo e encorajamento para uma visita a um jovem ou uma pessoa que esteja desanimado na fé.
-“(…); todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”- o Senhor Jesus disse isso pelo Espirito, pois como homem não queria beber esse cálice, e isso era a Sua vontade como homem. Mas pelo Espirito Santo se dispôs a fazer a vontade do Pai.
1. Não seja como eu quero: a vontade do Pai na Terra, através da disposição de obedecer.
2. Mas seja como tu queres: a vontade do Pai no céu.

VI – A CHEGADA DO REINO – Atos 2:1-3 – mensagem para o culto de sábado à noite.
“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles”.
1.         Cumprindo-se o dia: o dia em que se cumpriu a primeira suplica da oração do Pai Nosso: “venha o teu reino”;
2.         Todos reunidos no mesmo lugar: o corpo; Por isso: Pai “nosso”;
3.         Veio do céu até à terra (cenáculo): a vontade do Pai no céu se cumprindo na terra;
4.         Um som: ouvir a voz do Espirito Santo;
5.         Um vento veemente e impetuoso: a ação do Espirito Santo para revelar
Línguas (labaredas) como que de fogo: candeia acesa para preparo da igreja para o arrebatamento.

II – Sugestão de contribuições a serem dadas por jovens na EBD:
I – A vinda do reino está relacionada à descida do Espirito Santo. Com o derramamento do Espirito Santo no Pentecostes, o reino foi estabelecido na Terra. O Espirito Santo é o agente de união que executa a vontade do Pai no meio da igreja, para que essa vontade do Pai aqui na Terra seja feita conforme ela é feita no céu.
A ação da vontade do Pai na terra é executada pelo Espirito Santo que é o agente dessa ação. Por isso nós, quando clamamos pelo sangue de Jesus estamos invocando essa execução da vontade do Pai na Terra, através do Espirito Santo que é esse agente.
A vontade do Pai é executada através do clamor pelo sangue de Jesus e, assim, o projeto que estava lá na eternidade agora é executado aqui na terra pelo Espirito Santo.
A evidência da execução da vontade do Pai na vida da igreja se dá através das operações do Espirito Santo no meio da igreja. Testemunhamos isso através dos dons espirituais, das revelações no Culto Profético, no cumprimento das revelações do Senhor, na direção e no governo da igreja, na consolação, e em tantas outras operações do Espirito Santo.

II – A vontade do Pai no reino de Deus na Terra não está ligada às coisas terrenas desta vida presente, pois as coisas terrenas para a igreja lhe são acrescentadas como resultado da busca em primeiro lugar do Reino de Deus e a sua justiça.
Venha o teu reino é a expressão que está ligada à disposição da igreja em atender às revelações do Espirito Santo executando assim a vontade do Pai aqui na Terra.

III – A obra do Espirito Santo é fazer a vontade do Pai no governo que é do Espirito Santo e não do homem, portanto quando clamamos pelo sangue de Jesus estamos fazendo a vontade do Pai aqui na Terra assim como ela é feita no céu. 
Cada vez que clamamos pelo sangue de Jesus estamos reiterando este pedido “Venha o teu reino”. A igreja vive o reino de Deus na terra à medida que ela se dispõe a atender a vontade do Espirito Santo, andando na revelação. 
Agindo assim estamos aceitando e reafirmando a ação e o governo do Espirito Santo na nossa vida. O Reino é do Espirito Santo e quem governa e é sob esse governo que a vontade do Pai é feita na Terra, como é feita no céu.

Top